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Vol. 6 No. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA

O DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DA BAHIA: análise do Itinerário Formativo Ciências da Natureza para o Ensino Médio Integral

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.6.13-7
Submitted
March 27, 2022
Published
2022-08-02

Abstract

O Documento Curricular Referencial da Bahia é o documento normativo que fora elaborado tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular. A Base tem por finalidade, orientar os Sistemas, as Redes e as Instituições de Ensino da Educação Básica, contribuindo na elaboração dos seus referenciais curriculares por meio dos seus Projetos Políticos Pedagógicos. Já o documento baiano, busca ainda, apresentar uma proposta curricular que esteja relacionada às necessidades e vivências dos estudantes da Bahia, ofertando diferentes itinerários, mas de acordo com as cinco áreas do conhecimento: Linguagem e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Formação Técnica e Profissional. Com isso, buscamos analisar o itinerário formativo do Novo Ensino Médio em tempo integral para o Estado da Bahia, a partir dos títulos e ementas apresentados no documento, especificamente, para o Ensino de Química que faz parte, juntamente com a Física e a Biologia da mesma área de conhecimento, a partir do aporte teórico crítico. Concluímos que essa divisão do currículo em itinerários formativos irá contribuir ainda mais para negação do direito à formação básica comum e para a segregação e desigualdade social, contrariando o sentido proposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9.394/96.

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