TAREFA

um recurso didático para letrar crianças nos Anos Iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.19-14

Palavras-chave:

Tarefa, Letramento, Anos iniciais

Resumo

O presente trabalho apresenta e discute uma proposta de adequação da tarefa comunicativa (Task), construto que se origina da educação de línguas estrangeiras, no processo de letramento em português de crianças nos Anos Iniciais. Para tanto, uma pesquisa bibliográfica foi realizada de modo a contemplar a inter-relação entre o construto tarefa e a perspectiva educacional subjacente aos Parâmetros Curriculares Nacionais. As considerações teóricas da pesquisa apontaram para a possibilidade de incorporação da tarefa no processo de letramento devido à sua aproximação com a proposta pedagógica dos Parâmetros enquanto defensora de uma pedagogia ativa no contexto de Educação Básica brasileira.

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Biografia do Autor

Wagner Ferreira Angelo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Alfabetização e Letramento pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) do Campus Camboriú.

Maria Laura Pozzobon Spengler, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

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Publicado

27.09.2024

Como Citar

FERREIRA ANGELO, Wagner; POZZOBON SPENGLER, Maria Laura. TAREFA: um recurso didático para letrar crianças nos Anos Iniciais . Communitas, Rio Branco, v. 8, n. 19, p. 248–264, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.19-14. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7747. Acesso em: 2 abr. 2025.

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