Demanda Contínua
v. 4 n. 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO
AS POLÍTICAS DE CURRÍCULO NO BRASIL: PENSANDO NUMA NOVA LÓGICA POLÍTICA
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal da Paraíba
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Enviado
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outubro 28, 2019
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Publicado
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2020-05-29
Resumo
Objetiva-se uma nova lógica para as políticas de currículo no Brasil em diferentes espaços pedagógicos. Assim, elege-se dois eixos problematizadores de análise: a lógica da diferença e a lógica da equivalência (LACLAU, 1996a, 1996b, 2005, 2006), ambas guiadas pelas categorias da hegemonia, do(s) discurso(s) e dos antagonismos, e que desestabilizam a ideia do poder absoluto (LACLAU; MOUFFE, 2006). Para explicar como se dá esse processo de desestabilização do poder e compreender se há possibilidades de se pensar uma nova lógica no Brasil atual, opta-se por uma metodologia discursiva vinculada à Teoria Social do Discurso de Laclau; Mouffe (2006). Os aportes teóricos pautam-se em autores que usam a categoria poder, a partir das lógicas da diferença e da equivalência como Pinto (2006) e Mouffe (2007), potencializando as teorizações quanto à hipótese de que há um pensamento no campo da política que pode atrelar-se à nova lógica política proposta no campo das ciências sociais que se articula de forma potencial para compreendermos com mais clareza como o campo das políticas de currículo no Brasil do século XXI vem se redirecionando. Os achados investigativos são significativos e potencializadores em razão de ora fixar sentidos e significados e ora se caracterizarem de forma circunstancial e parcializada.
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