O tema do currículo enquanto artefato da cultura material escolar tem ganhado substância na área de História Cultural, principalmente, por recorrer à cultura material como base dos estudos no campo do currículo, emergente, nesse contexto, é o campo do estudo do currículo cultural, não escolar, como ferramenta proativa da vivência de culturas locais em diálogo com a cultura material escolar. Nesse sentido, o objetivo do nosso trabalho é promover, através do resultado do diálogo plural e diversificado dos repertórios cognitivos e epistemológicos de sujeitos culturais e suas identidades, a possibilidade de uma equidade cognitiva e cultural que respeite os sujeitos culturais presentes nesta trama. O método de abordagem qualitativa tem na investigação participativa ativa sua base instrumental. Os resultados e discussão apontam para um certo ineditismo de abordagem teórico-metodológico, pois a partir dos significados e dos sentidos produzidos pelos sujeitos, como por exemplo, o estudo dos léxicos sobre os artefatos da pesca utilizados em Ajuruteua pôde-se empreender novos sentidos inaugurados pelo respeito pluriepistêmicos presentes nas narrativas desses sujeitos culturais e sua relação com a cultura material escolar local e políticas curriculares nacionais. As discussões teórico científica, pluriepistêmicas e transculturais que aqui oferecemos para a reflexão não se esgotam por si mesmas, ao contrário aguça nossa curiosidade científica por equidade social para novos patamares de interação e cosmovisões.