APRENDIZADOS E TRANSFORMAÇÕES NA PRÁTICA PROFISSIONAL:

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Discurso; poder; preso; presídio; sujeito.

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo trazer uma reflexão das experiências vivenciadas dentro de um contexto prisional, a partir das ideias de Foucault (2003), Albuquerque Júnior (2012), Le Goff (2012), Zaffaroni (1991) entres outros teóricos, em torno das questões sobre discurso, poder, sujeito e construção de identidades. Fazer essa reflexão não foi tarefa fácil, uma vez que os discursos, assim como comportamentos que permeiam o sistema prisional são impregnados de conflitos, relações de poder e significações considerando todos os sujeitos envolvidos nesse universo. Pensando, desta forma o presente artigo propõe descrever as relações de poder que estão por traz desses discursos e o papel do sujeito que vivência as experiências no local descrito através da prática profissional oportunizando a reflexão acerca de um universo pelo qual poucos vivenciam e que não se torna não menos importantes para discussões e aprofundamentos sobre a temática dos relacionamentos, vivências, aprendizagens e prática profissional.

Biografia do Autor

Jirlany Marreiro Costa Bezerra, Instituto Federal do Acre - IFAC

Docente de Psicologia do Instituto Federal do Acre - IFAC

Referências

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Publicado

2020-12-15

Como Citar

COSTA BEZERRA, J. M. APRENDIZADOS E TRANSFORMAÇÕES NA PRÁTICA PROFISSIONAL: : RELATO DE EXPERIÊNCIA. Communitas, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 324–334, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/3619. Acesso em: 28 mar. 2024.

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