NOTAS DE UMA PESQUISADORA

construções e desconstruções de um perfil criminoso

Autores

Palavras-chave:

crime; prisão; reincidência.

Resumo

A presente entrevista tem como objetivo explicitar as particularidades de uma sujeita que adentrou nas práticas do crime e reincidências no sistema penitenciário do Acre, relatando pontos importantes na construção da sua identidade desde a sua formação familiar a entrada no sistema penitenciário, assim como aspectos sobre como pensa o mundo, demonstrando a realidade muitas vezes de sujeitos que estão à margem da sociedade. Para isso, foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas, a primeira delas composta de vinte sete perguntas e a segunda entrevista composta de dez perguntas. As entrevistas ocorreram em dias alternados e todos com autorização da Instituição Penal, bem como autorização por escrito da sujeita entrevistada. Como resultado da entrevista foi realizado um estudo sobre mulheres em práticas criminosas e as possíveis reincidências no sistema penitenciário, tendo como conclusão que os diversos fatores, sejam eles, sociais, financeiros e familiares contribuem para a reincidência e para uma identidade fragmentada.    

Biografia do Autor

Jirlany Marreiro Costa Bezerra, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Docente de Psicologia do Instituto Federal do Acre - IFAC

Francielle Maria Modesto Mendes, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2008) e em Letras Inglês pela Universidade Federal do Acre (2002). Possui especialização em Psicopedagogia (2004) e é Mestre em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre. É doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, na Universidade Federal do Acre (UFAC). É autora do Livro Identidades Híbridas: o lugar das personagens ficcionais na obra Coronel de Barranco (2009), Imaginário na Amazônia: os diálogos entre história e literatura (2016), uma das organizadoras do e-book Luz, Câmera, Palavras! (2013), do livro Projeto em Comunicação: registros, olhares e narrativas, do livro Jornalismo e Meio ambiente em pauta (2016) e do Livro Jornalismo e Ética (2017). É editora da Revista Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura desde 2014.

Referências

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do Saber. 7ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

JOANA. Entrevista concedida a autora. Sena Madureira – AC. 20/04/2016 e 23/09/2016.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

COSTA BEZERRA, J. M.; MENDES, F. M. M. NOTAS DE UMA PESQUISADORA: construções e desconstruções de um perfil criminoso. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 302–307, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5838. Acesso em: 19 abr. 2024.