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Demanda Contínua

v. 6 n. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS

MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO BRASILEIRA: o que um discurso pode nos revelar?

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.6.14-1
Enviado
agosto 15, 2022
Publicado
2022-08-30

Resumo

Esta reflexão busca, por meio da Análise de Discurso de matriz francesa, discutir a inclusão do multiculturalismo na educação brasileira, analisando o discurso de uma autoridade brasileira em educação, em uma entrevista concedida em agosto de 2021, momento em que o ensino acontecia de forma remota devido à pandemia de COVID 19. Foi percebido nas análises, que o sujeito do discurso posiciona-se com limitações à ideia de inclusão, dizendo inclusive frases polêmicas sobre o assunto, levando-nos a concluir que muitas mudanças precisam ser feitas no cenário educacional brasileiro para que as múltiplas diferenças sejam verdadeiramente acolhidas e possam servir à sociedade e não fiquem somente nos documentos legais.

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