MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO BRASILEIRA

o que um discurso pode nos revelar?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.6.14-1

Palavras-chave:

Análise de discurso francesa;, Educação;, Multiculturalismo;, Inclusão.

Resumo

Esta reflexão busca, por meio da Análise de Discurso de matriz francesa, discutir a inclusão do multiculturalismo na educação brasileira, analisando o discurso de uma autoridade brasileira em educação, em uma entrevista concedida em agosto de 2021, momento em que o ensino acontecia de forma remota devido à pandemia de COVID 19. Foi percebido nas análises, que o sujeito do discurso posiciona-se com limitações à ideia de inclusão, dizendo inclusive frases polêmicas sobre o assunto, levando-nos a concluir que muitas mudanças precisam ser feitas no cenário educacional brasileiro para que as múltiplas diferenças sejam verdadeiramente acolhidas e possam servir à sociedade e não fiquem somente nos documentos legais.

Biografia do Autor

Fabiana de Oliveira Ribeiro, GEPALLE/USP

Fabiana de Oliveira Ribeiro é Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas. Graduada em Letras e Pedagogia. Pós-graduada em: 1- Docência do ensino superior; 2-Língua portuguesa e produção de textos e 3- Inspeção escolar. Professora efetiva de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, no ensino médio no Estado de Minas Gerais. É membro do grupo de pesquisa e estudos GEPALLE/USP. Tem vários poemas e contos publicados em antologias de academias de letras e dois textos publicados pela Academia Brasileira de Letras.

http://lattes.cnpq.br/2022556504178517

Renata de Fátima Gonçalves, UNICAMP

Doutoranda em Educação (Unicamp), sob orientação da professora Mara Regina Lemes De Sordi, graduada em Pedagogia e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Desenvolveu pesquisa com foco na alfabetização de mulheres na EJA na perspectiva da Aprendizagem Dialógica. Especialista em Educação Inclusiva e Especial e Neuropsicopedagogia pela Faculdade Dom Alberto. Atuou como Especialista de Educação Básica pelo Estado de Minas Gerais. Tem experiência na docência e tutoria do curso de Pedagogia a Distância no instituto Federal do Sul de Minas Gerais e na Universidade Federal de Alfenas. Além disso, tem experiência como Professora orientadora de Estágio pela UAB. É membro do grupo de estudos e Pesquisa LOED e "Educateliê". Atua como professora substituta do IFSP.

http://lattes.cnpq.br/4163686476790865

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Publicado

2022-08-30

Como Citar

RIBEIRO, F. de O.; GONÇALVES, R. de F. MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO BRASILEIRA: o que um discurso pode nos revelar?. Communitas, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 2–13, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.14-1. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6215. Acesso em: 25 abr. 2024.