PATRONESSES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAJAZEIRAS-PB (1969-1999)
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.7.16-15Keywords:
Histórias., Memórias., Mulheres., Escolas.Abstract
O objetivo deste artigo é relatar os estudos realizados no desenvolvimento do projeto: Nos vestígios das fontes escritas e iconográficas: memórias e histórias de mulheres que nomeiam escolas do município de Cajazeiras- PB (1969-1999). Trata-se de uma abordagem histórica, com a utilização de fontes escritas e iconográficas. Fundamenta-se no método indiciário, que consiste em tornar válidas fontes consideradas marginais. Neste trabalho, destaca-se a história das patronesses de quatro escolas municipais e uma creche. Constatou-se que Vitória Bezerra foi uma das primeiras professoras de Cajazeiras e durante anos dedicou-se à educação; Irmã Nirvanda Leite Rolim foi uma freira que desenvolveu atividades sociais em prol das pessoas em estado de vulnerabilidade; Maria Guimarães Coelho era dona de casa dedicada aos cuidados com o lar; Francisca Leandro de Sousa era uma senhora do lar que residia na zona rural de Cajazeiras e costumava prestar assistência às mulheres da sua comunidade.
Downloads
References
ALMEIDA, Jane Soares de. Mulher e Educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Editora da Unesp, 1998.
ALMEIDA, Wilson Ricardo Antoniassi de. Professor Leovegildo Chagas Santos (1955): patrono do terceiro grupo escolar de limeira, estado de São Paulo. Revista História da Educação, Porto Alegre, v. 21, n.52, p.335-355, Maio/Agosto, 2017.
CARTAXO, Rosilda. Mulheres do Oeste. Teresina: Halley S.A, 2000.
COISAS DE CAJAZEIRAS. Disponível em: https://www.coisasdecajazeiras.com.br/dona-vitoria-bezerra-em-minha-memoria/Acesso em: 16 de dezembro 2019.
DEL PRIORE, Mary. Histórias e conversas de mulher. 2.ed. São Paulo: Planeta, 2014.
FERREIRA, Saulo Pericles Brocos Pires. (2019). In: COISAS DE CAJAZEIRAS. Disponível em https://www.coisasdecajazeiras.com.br/dona-vitoria-bezerra-em-minha-memoria/ Acesso em: 16 de dezembro 2019.
FLOR DE LIZ. Revista Mensal ilustrada. Officinas Graphicas do Rio D´O Peixe. Anno 4. Num. 10. Cajazeiras- Parahyba, janeiro de 1931.
LOPES, Eliane Marta Teixeira; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Trad. Federico Carotti. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
JORNAL A UNIÃO. Domingo, 3 de junho de 1934. ANNO XLII- N. 120, p. 2. Parahyba- Brasil.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Trad. Bernardo Leitão. 3 ed. Campinas/SP: Editora da UNICAMP, 1990.
LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORE, Mary. História das Mulheres no Brasil. 7.ed. São Paulo: Contexto, 2004.
MOREIRA NETO, Mariana. Patronesse Vitória Bezerra de Mello- (1873-1969). In: SOARES, Francelino. Patronos e Patronesses. Cajazeiras: Editora LTDA, 2019.
NUNES, Clarice. (Des)Encantos da modernidade pedagógica. In: LOPES, Eliana Maria Teixeira et al. (org). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. 2.ed.Trad. Angela M. S. Côrrea. São Paulo: Contexto, 2007.
ROSADO-NUNES, Maria José Fontelas. Freiras no Brasil. In: DEL PRIORE (Org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2004.
SOUSA, Débia Suenia Silva. Colégio Nossa Senhora de Lourdes: culturas escolares em Cajazeiras- PB (1949-1983). Natal, 2018. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25070. Acesso em 17 de dez. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Communitas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.