FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.6.13-10

Palavras-chave:

Desempenho escolar, Evasão, Reprovação

Resumo

Este estudo insere-se na área da Educação do Campo e tem por objetivo analisar os resultados dos dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e os índices de reprovação e abandono escolar referentes às escolas do campo de Cruzeiro do Sul, a fim de compreender o fracasso escolar. Os desafios das escolas do campo são inúmeros, dentre os quais podemos destacar o fracasso escolar, um fenômeno complexo que se apresenta de diversas maneiras. Como base teórica consultamos autores como Pato (1996), Abramowicz; Moll (1997), Libâneo (2008), Montenegro; Oliveira (2010), Tassoni (2000), Paro (2003), dentre outros cujos estudos discorrem sobre a temática em foco. No que se refere aos procedimentos metodológicos, optamos pela abordagem quantitativa, com levantamento bibliográfico e análise documental. Além dos dados apresentados pelo IDEB das escolas estaduais do campo, também nos servimos de informações colhidas na Secretaria Estadual de Educação sobre reprovação e abandono escolar de 11 escolas do campo, das escolas elencadas pelo IDEB nos anos de 2017 e 2019. Os dados trazidos pelo IDEB, mostram que a maior parte das escolas do campo de Cruzeiro do Sul, Acre, se encontram com média abaixo de 6.0, média nacional. Quanto à consulta referente à reprovação e ao abandono escolar, todas as escolas apresentaram índices variados. Os dados oferecem indícios da existência do fracasso escolar em escolas do campo do município de Cruzeiro do Sul. Este trabalho trouxe reflexões acerca do fracasso escolar nas escolas do campo, de como este ainda é um problema recorrente e que precisa de maior atenção e debates em busca de soluções que possam dirimir o problema.

 

 

Biografia do Autor

Ana Caroline Oliveira Nogueira, Universidade Federal do Acre - UFAC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (2019). Professora da rede municipal de Rio Branco - Acre

Maria Tamires Pereira da Costa, Universidade Federal do Acre - UFAC

Graduada em Ciências Biológicas bacharelado pela Universidade Federal do Acre, Campus Floresta. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Criptógamas. Trabalho de conclusão de curso na área de Educação com temática voltada para retenção escolar. 

Maria Dolores de Oliveira Soares Pinto, Universidade Federal do Acre - UFAC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Acre. Trabalhou por três semestres como professora na Universidade Federal Fluminense (2012-2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inclusão escolar, afetividade e educação e o lúdico na educação.

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Publicado

2022-08-02

Como Citar

NOGUEIRA, A. C. O. .; COSTA, M. T. P. da .; PINTO, M. D. de O. S. FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS DO CAMPO. Communitas, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 127–144, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.13-10. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6039. Acesso em: 25 abr. 2024.