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Vol. 6 No. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA

FRACASSO ESCOLAR NAS ESCOLAS DO CAMPO

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.6.13-10
Submitted
March 22, 2022
Published
2022-08-02

Abstract

Este estudo insere-se na área da Educação do Campo e tem por objetivo analisar os resultados dos dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e os índices de reprovação e abandono escolar referentes às escolas do campo de Cruzeiro do Sul, a fim de compreender o fracasso escolar. Os desafios das escolas do campo são inúmeros, dentre os quais podemos destacar o fracasso escolar, um fenômeno complexo que se apresenta de diversas maneiras. Como base teórica consultamos autores como Pato (1996), Abramowicz; Moll (1997), Libâneo (2008), Montenegro; Oliveira (2010), Tassoni (2000), Paro (2003), dentre outros cujos estudos discorrem sobre a temática em foco. No que se refere aos procedimentos metodológicos, optamos pela abordagem quantitativa, com levantamento bibliográfico e análise documental. Além dos dados apresentados pelo IDEB das escolas estaduais do campo, também nos servimos de informações colhidas na Secretaria Estadual de Educação sobre reprovação e abandono escolar de 11 escolas do campo, das escolas elencadas pelo IDEB nos anos de 2017 e 2019. Os dados trazidos pelo IDEB, mostram que a maior parte das escolas do campo de Cruzeiro do Sul, Acre, se encontram com média abaixo de 6.0, média nacional. Quanto à consulta referente à reprovação e ao abandono escolar, todas as escolas apresentaram índices variados. Os dados oferecem indícios da existência do fracasso escolar em escolas do campo do município de Cruzeiro do Sul. Este trabalho trouxe reflexões acerca do fracasso escolar nas escolas do campo, de como este ainda é um problema recorrente e que precisa de maior atenção e debates em busca de soluções que possam dirimir o problema.

 

 

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