A ARQUITETURA COMO CULTURA MATERIAL

o 5º grupo escolar “Barão do Rio Branco” em Belém (1906-1912)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.15-3

Palavras-chave:

Prédio escolar, Cultural Material, Grupo Escolar, Educação republicana

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o prédio do 5º grupo escolar em Belém, como espaço difusor de conhecimentos e práticas republicanas. Para isso, utilizamos como fontes históricas o relatório do 5º grupo escolar do ano de 1909, mensagem do governador em 1907, o decreto nº 625 de 2 de janeiro de 1899 e o próprio espaço físico do prédio escolar. Para dar suporte à análise, dialogamos com autores da história e da cultura material, como Diana Vidal, Dominique Julia, Cesar Castro, Viñao Frago, Le Goff e outros. A pesquisa nos permitiu compreender que o espaço escolar também é pensado para servir ao modelo de educação vigente. Através dele pretendeu-se transmitir as noções de uma boa higiene, de modernidade, de respeitabilidade, de patriotismo. Cada espaço era amplamente vigiado pelos funcionários, utilizando-se inclusive de artefatos próprios do prédio, como as escadarias. A educação estava em toda parte, portanto o estudo dos prédios escolares se mostrou muito importante para contribuir com a história da educação no Pará e no Brasil.

Biografia do Autor

Mario Allan da Silva Lopes, Universidade do Estado do Pará

Doutorando em Educação (PPGED-UEPA); Mestre em Educação, na linha de Saberes Culturais e Educação na Amazônia (PPGED - UEPA); Graduado no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (UEPA); Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação na Amazônia (GHEDA) da UEPA, atuando na linha de pesquisa: História das Instituições Educativas, Intelectuais e Impressos. Atualmente pesquisando na área da História da Educação na Amazônia no período Colonial. 

Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997)e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004).Realizou estágio Pós Doutoral, no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, sob orientação da Professora Dra. Maria Helena Camara Bastos( 2014). Atualmente é associada da Sociedade Brasileira de História da Educação e da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará . Tem experiência na área da história da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história das instituições educativas, intelectuais e impressos. Pesquisadora do Grupo História da Educação na Amazônia (GHEDA).

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

DA SILVA LOPES, M. A.; GOMES DE SOUZA AVELINO DE FRANÇA, M. do P. S. A ARQUITETURA COMO CULTURA MATERIAL: o 5º grupo escolar “Barão do Rio Branco” em Belém (1906-1912). Communitas, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 36–50, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.15-3. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6658. Acesso em: 9 maio. 2024.