Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

On the agenda

Vol. 7 No. 15 (2023): CULTURA MATERIAL NOS MÚLTIPLOS CONTEXTOS SOCIAIS

A ARQUITETURA COMO CULTURA MATERIAL: o 5º grupo escolar “Barão do Rio Branco” em Belém (1906-1912)

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.15-3
Submitted
April 4, 2023
Published
2023-11-06

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar o prédio do 5º grupo escolar em Belém, como espaço difusor de conhecimentos e práticas republicanas. Para isso, utilizamos como fontes históricas o relatório do 5º grupo escolar do ano de 1909, mensagem do governador em 1907, o decreto nº 625 de 2 de janeiro de 1899 e o próprio espaço físico do prédio escolar. Para dar suporte à análise, dialogamos com autores da história e da cultura material, como Diana Vidal, Dominique Julia, Cesar Castro, Viñao Frago, Le Goff e outros. A pesquisa nos permitiu compreender que o espaço escolar também é pensado para servir ao modelo de educação vigente. Através dele pretendeu-se transmitir as noções de uma boa higiene, de modernidade, de respeitabilidade, de patriotismo. Cada espaço era amplamente vigiado pelos funcionários, utilizando-se inclusive de artefatos próprios do prédio, como as escadarias. A educação estava em toda parte, portanto o estudo dos prédios escolares se mostrou muito importante para contribuir com a história da educação no Pará e no Brasil.

References

  1. ALMEIDA, J. S. Mulheres na educação: missão, vocação e destino? A feminização do magistério ao longo do século XX. In: SAVIANI, D. [et al.]. O legado educacional do século XX no Brasil. 3 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2014. pp 55-100.
  2. ALVES, L. M. S. A.; ARAÚJO, S. M. S. Assistência, proteção e direito à infância em Belém do Pará com a fundação do IPAI (1910-1912). In: International Studies on Law and Education, 22, jan-abr. 2016. CEMOrOc-Feusp / IJI-Univ. do Porto. Disponível em: http://docplayer.com.br/16722112-Assistencia-protecao-e-direito-a-infancia-em-belem-do-para-com-a-fundacao-do-ipai-1910-1912.html. Acesso em: 10 nov. 2021.
  3. BENCOSTTA, M. L. A. Arquitetura e Espaço Escolar: reflexões acerca do processo de implantação dos primeiros grupos escolares de Curitiba (1903 – 1928). In: Educar, Curitiba, n. 18, p. 103-141. 2001. Editora da UFPR. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/FJghRmsfGKdBkyzrRLyKwXs/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 nov. 2021.
  4. CASTRO, C. A. A presença dos materiais escolares no Maranhão oitocentista. In: CASTRO, C. A.; CURY, C. E. (Orgs.). Objetos, práticas e sujeitos escolares no Norte e Nordeste. São Luís: EDUFMA: UFPB: Café & Lápis, 2011. pp. 13-34.
  5. FRAGO, A. V. Do espaço escolar e da escola como lugar: propostas e questões. In: FRAGO, A. V.; ESCOLANO, A. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Tradução de Alfredo Veiga Neto. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 62 – 139.
  6. JULIA, D. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. [Tradução de Gizele de Souza], Revista Brasileira de História da Educação, n°1, jan./jun. 2001, p. 9-43. Disponível em:https://docplayer.com.br/17300530-A-culturaescolar-como-objeto-historicodominique-julia.html. Acesso em: 10 nov. 2021.
  7. LE GOFF, J. História e memória. Tradução Bernardo Leitão... [et al.] – 7ª ed. revista - Campinas, SP Editora da UNICAMP, 2013.
  8. MARQUES, E. S. A.; CARVALHO, M. V. C. O significado histórico de práticas educativas: um movimento que vai do clássico ao contemporâneo. In: Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, Ano 21, n. 35, jul./dez 2016. pp. 122-142. Disponível em: https://portalidea.com.br/cursos/educador-assistente-apostila05.pdf. Acesso em: 04 abr. 2023.
  9. MENESES, U. T. B. A cultura material no estudo das sociedades antigas. Rev. História USP. Texto publicado no I Simpósio Nacional de História Antiga, Universidade Federal da Paraíba, ago. 1983, p. 103-117. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/download/61796/64659. Acesso em: 15 dez. 2017.
  10. PARÁ. Decreto nº 625 de 2 de janeiro de 1899 que reorganiza o ensino primário do estado. In: PARÁ. Atos e Decisões. Typ. do Diário Oficial: Pará, 1899.
  11. PARÁ. Mensagem dirigida em 7 de setembro de 1907 ao Congresso Legislativo do Estado do Pará, pelo Dr. Augusto Montenegro, Governador do Estado do Pará. Disponível em: http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/u2441/000002.html. Acesso em: 15 jun. 2016.
  12. PARÁ. 5º GRUPO ESCOLAR. Relatório do ano de 1909. Belém: Typografia do Instituto Lauro Sodré, 1910.
  13. PRATES, Fernanda Ramos Oliveira. Cultura material escolar: a escola e seus artefatos. Educ. rev., Curitiba, n. 49, set. 2013, p. 363-365. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010440602013000300021&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 dez. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40602013000300021.
  14. VIDAL, D. G. Cultura e prática escolares: uma reflexão sobre documentos e arquivos escolares. In: SOUZA, R. F.; VALDEMARÍN, V. T. (orgs.). A cultura escolar em debate: questões conceituais, metodológicas e desafios para a pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. Apoio: Unesp/FCLAr – (Coleção educação contemporânea).