Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Dossiê Temático

v. 7 n. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais

ENTRE PRÁTICAS EDUCATIVAS E OBJETOS ESCOLARES: a cultura material escolar do Colégio Paes de Carvalho (1930 a 1940)

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.15-5
Enviado
março 10, 2023
Publicado
2023-11-06

Resumo

Trata-se de um artigo que pretende discutir os objetos e as ações relacionados à materialidade escolar do Colégio Paes de Carvalho entre as décadas de 1930 e 1940. Nessa direção, o objetivo geral é analisar os objetos e suas respectivas práticas educativas que definem a cultura material escolar desta instituição de ensino secundário Paraense no recorte temporal demarcado. O procedimento metodológico se constitui como documental, tendo como fontes os regimentos internos da instituição, mensagens de governadores do Estado do Pará, a revista do Grêmio estudantil do referido Colégio, dentre outros. As análises foram construídas a partir de autores como Peres e Souza (2013), Escolano Benito (2010;2017;2018), Ribeiro e Gaspar da Silva (2012), entre outros que subsidiaram a compreensão da cultura material escolar do referido estabelecimento. Os resultados apontaram que o uniforme e as premiações escolares davam sentido às práticas educativas do ensino secundário: estímulo da disciplina e excelência escolar.

Referências

  1. BOMENY, Helena M.B. Três decretos e um ministério: a propósito da educação no Estado Novo. In: PANDOLFI, Dulce (Orgs.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1999. Págs. 137-166.
  2. BRASIL. Decreto n° 19.890, de 18 de abril de 1931. Dispõe sobre a organização do ensino secundário. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/D19890.htm> acesso em 14 set de 2019.
  3. BRASIL. Decreto-Lei n° 4.244, de 9 de abril de 1942. Lei Orgânica do Ensino Secundário. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/Del4244.htm> acesso em 14 set de 2019.
  4. ESCOLANO BENITO, Agustín. Patrimonio Material de La Escuela e Historia Cultural. Revista Linhas, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 13 - 28, jul/dez. 2010.
  5. ESCOLANO BENITO, Agustín. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia; [tradução e revisão técnica Heloisa Helena Pimenta Rocha, Vera Lúcia Gaspar da Silva]. Campinas, SP: Editora Alínea, 2017.
  6. ESCOLANO BENITO, Agustín. Etnohistória e a cultura material da escola: a educação nas Exposições Universais. In: GASPAR DA SILVA, Vera Lucia; SOUZA, Gizele de; CASTRO, Cesar Augusto (orgs.). Cultura material em perspectiva histórica: escritas e possibilidades. Vitória: EDUFES, 2018. p. 93-118.
  7. FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia e prática docente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
  8. GHIRALDELLI JR, P. História da Educação brasileira. 3ª ed. São Paulo: Ed.Cortez, 2008.
  9. MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Memória e Cultura Material: documentos pessoais no espaço público. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 89-104, nov, 1998.
  10. NUNES, Maria T. Ensino secundário e sociedade brasileira. 2. ed. rev. e ampliada. São Cristóvão, Se: Editora da UFES, 1999.
  11. PERES, Eliane; SOUZA, Gizele de. Aspectos teóricos-metodológicos da pesquisa sobre cultural material escolar: (Im) possibilidades de investigação. In: CASTRO, Cesar Augusto (Org.). Cultura material escolar: a escola e seus artefatos (MA, SP, PR, SC e RS). São Luís: EDUFMA: Café & Lápis, 2 ed. 2013, págs. 43-68.
  12. RIBEIRO, Ivanir; GASPAR DA SILVA, Vera Lúcia. Das materialidades da escola: o uniforme escolar. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.38, n.3, págs. 575-588, jul/set, 2012.
  13. SOUZA, Rosa Fátima de. História da Cultura Material Escolar: um balanço inicial. In: BENCOSTTA, Marcus Levy (Org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007. p. 163-189.
  14. SOUZA, Rosa Fátima de. História da organização do trabalho escolar e do currículo no século XX: (ensino primário e secundário no Brasil). São Paulo: Cortez, 2008.
  15. ZOTTI, S. A. As reformas do Ensino Secundário e o currículo. In: Sociedade, Educação e currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas, SP: Autores Associados; Brasília, DF: Editora Plano, 2004, págs. 101-112.