ENTRE PRÁTICAS EDUCATIVAS E OBJETOS ESCOLARES

a cultura material escolar do Colégio Paes de Carvalho (1930 a 1940)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.15-5

Palavras-chave:

Cultura material escolar;, ensino secundário;, práticas educativas;, Estado do Pará

Resumo

Trata-se de um artigo que pretende discutir os objetos e as ações relacionados à materialidade escolar do Colégio Paes de Carvalho entre as décadas de 1930 e 1940. Nessa direção, o objetivo geral é analisar os objetos e suas respectivas práticas educativas que definem a cultura material escolar desta instituição de ensino secundário Paraense no recorte temporal demarcado. O procedimento metodológico se constitui como documental, tendo como fontes os regimentos internos da instituição, mensagens de governadores do Estado do Pará, a revista do Grêmio estudantil do referido Colégio, dentre outros. As análises foram construídas a partir de autores como Peres e Souza (2013), Escolano Benito (2010;2017;2018), Ribeiro e Gaspar da Silva (2012), entre outros que subsidiaram a compreensão da cultura material escolar do referido estabelecimento. Os resultados apontaram que o uniforme e as premiações escolares davam sentido às práticas educativas do ensino secundário: estímulo da disciplina e excelência escolar.

Biografia do Autor

Tayana Helena Cunha Silva, Universidade Federal do Pará

Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Pará, vinculada a linha Educação, Cultura e Sociedade (2020). Integra o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL), pesquisando sobre História da Educação, Instituições Escolares e o ensino secundário no Brasil. Atualmente sua pesquisa de doutorado está relacionada ao Ensino Secundário no Pará, sua Cultura Material escolar, assim como também as práticas educativas deste nível de ensino na segunda República Brasileira. 

Cesar Augusto Castro, Universidade Federal do Maranhão

Professor Titular da Universidade Federal do Maranhão. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Pós-Doutor em Educação pela USP (2006) e pela Universidade do Porto (2011). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL). Desenvolve estudos e pesquisa sobre História da Educação (Cultura Material Escolar, Instituições Escolares e imprensa de ensino). História do Livro e da Leitura e História das Bibliotecas e da Biblioteconomia. Pesquisador Produtividade do CNPq.

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

CUNHA SILVA, T. H.; CASTRO, C. A. ENTRE PRÁTICAS EDUCATIVAS E OBJETOS ESCOLARES: a cultura material escolar do Colégio Paes de Carvalho (1930 a 1940). Communitas, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 67–78, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.15-5. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6572. Acesso em: 5 maio. 2024.