Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Dossiê Temático

v. 7 n. 15 (2023): CULTURA MATERIAL NOS MÚLTIPLOS CONTEXTOS SOCIAIS

O ESPETÁCULO DA CIRCULAÇÃO DE OBJETOS ESCOLARES:: a modernidade a todo vapor na difusão de materiais da Instrução Primária do Pará

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.15-8
Enviado
agosto 21, 2023
Publicado
2023-11-06

Resumo

O estudo apresenta uma análise sobre a circulação de saberes e objetos difundidos na Instrução Pública Primária no Pará, tendo como abordagem os modelos estrangeiros que circularam nas casas de ensino do estado. Pretende-se aqui apresentar os modelos pedagógicos e objetos da materialidade que circularam nas escolas primárias do Pará. Metodologicamente, buscou-se localizar nos diferentes documentos oficiais do estado, Álbum do Pará (1908) e catálogos das exposições, modelos solicitados para as instituições de atendimento à instrução primária. Pensar no processo de materialização que possibilitou o triunfo da modernidade educativa para a instrução pública no Pará, pressupõe entender a viabilização de uma nova ordem que se instaurou com o progresso e a expansão dos modelos universais, de circulação de objetos e materiais fundamentais para o provimento das escolas. Associado a essa dinâmica de internacionalização de objetos e métodos de ensino com referências que se expandiram por meio de circulação de saberes universais, neste primeiro momento, as análises aqui apresentadas, revelam as transações comerciais entre o governo do Pará, na representatividade do diretor geral da instrução pública e as empresas fornecedoras e de casas estrangeiras. A partir de constatações, pode-se pensar as estratégias impostas pelos dirigentes da administração do Pará, tendo em vista as influências de circulação dos catálogos como vitrines dos saberes universais sendo determinantes para modernização dos sistemas educativos. As relações de poder estabelecidas e intencionadas em contribuir para a imagem positiva do estado, agregando as políticas inovadoras do regime republicano, às inovações dos elementos materiais educativos em expansão pelo mundo.

Palavras-chave: Exposições Universais; Cultura Material Escolar; Instrução Pública; Estado do Pará.

O estudo apresenta uma análise sobre a circulação de saberes e objetos difundidos na Instrução Pública Primária no Pará, tendo como abordagem os modelos estrangeiros que circularam nas casas de ensino do estado. Pretende-se aqui apresentar os modelos pedagógicos e objetos da materialidade que circularam nas escolas primárias do Pará. Metodologicamente, buscou-se localizar nos diferentes documentos oficiais do estado, Álbum do Pará (1908) e catálogos das exposições, modelos solicitados para as instituições de atendimento à instrução primária. Pensar no processo de materialização que possibilitou o triunfo da modernidade educativa para a instrução pública no Pará, pressupõe entender a viabilização de uma nova ordem que se instaurou com o progresso e a expansão dos modelos universais, de circulação de objetos e materiais fundamentais para o provimento das escolas. Associado a essa dinâmica de internacionalização de objetos e métodos de ensino com referências que se expandiram por meio de circulação de saberes universais, neste primeiro momento, as análises aqui apresentadas, revelam as transações comerciais entre o governo do Pará, na representatividade do diretor geral da instrução pública e as empresas fornecedoras e de casas estrangeiras. A partir de constatações, pode-se pensar as estratégias impostas pelos dirigentes da administração do Pará, tendo em vista as influências de circulação dos catálogos como vitrines dos saberes universais sendo determinantes para modernização dos sistemas educativos. As relações de poder estabelecidas e intencionadas em contribuir para a imagem positiva do estado, agregando as políticas inovadoras do regime republicano, às inovações dos elementos materiais educativos em expansão pelo mundo.

 

Referências

  1. REFERÊNCIAS
  2. ALCANTARA, Wiara Rosa Rios. A transnacionalização de objetos escolares no fim do século XIX. In: Anais do Museu Paulista, São Paulo, 2016.
  3. ALCANTARA, Wiara Rosa Rios. Por uma história econômica da escola: a carteira escolar como vetor de relações (São Paulo, 1874-1914). Tese (Doutorado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo: São Paulo, 2014.
  4. BENITO, A. EScolano. Etnohistória e cultura material da escola: a educação nas exposições universais. In: In: GASPAR, V. L; SOUZA, G.; CASTRO, C. A. (ORGS.). CULTURA MATERIAL ESCOLAR EM PERSPECTIVA HISTÓRICA: ESCRITAS E POSSIBILIDADES. Vitória, EDUFES, 2018.
  5. COELHO, Anna Carolina de Abreu. O Pará na Exposição Universal de Paris em 1889: um lugar na retrospectiva das habitações humanas. Expedições: Teoria da História e Historiografia, vol. 3, p.98-112. 2012.
  6. DELAGRAVE. Catalogue spécial de mobilier et materiel scolaire et acessoires de classes. Paris, Librairie Delagrave. Deuxieme partie, 1890.
  7. DAOU, Ana Maria. A Belle Époque amazônica. 3.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
  8. HAMMETT CO, J.L. Catálogo ilustrado de material de jardim de infância, ajudas primárias, mapas, globos e gráficos, móveis escolares e quadros-negros,1895. https://archive.org/details/illustratedcatal00jlha/page/n153 Acesso em 10 de março de 2018.
  9. KUHLMANN JÚNIOR, Moysés. As grandes festas didáticas: a educação brasileira e as exposições universais (1862- 1922). Bragança Paulista. Editora da Universidade São Francisco, 2001
  10. NÓVOA, António; SCHRIEWER, Jurgen. A difusão mundial da escola. Alunos, Professores, Currículo, Pedagogia. Lisboa: Educa, 2000.
  11. PARÁ, Governo do Estado. O Pará na Exposição Universal de Paris em 1889. Relatório do Presidente da Comissão, 1890.
  12. PARÁ. Álbum do Pará em 1899 na administração da Excia o Snr. Dr. José Paes de carvalho. Parte descriptiva do Dr. Henrique Santa Rosa. Photographias e composição de F. A. Findanza. Berlin, 1899.
  13. PARÁ. Agência de compras do Estado do Pará, na Europa. Relatório do ano de 1909. Belém: Tipografia do Instituto Lauro Sodré, 1910.
  14. PESAVENTO, Sandra Jatahy. Exposições universais: espetáculos da modernidade do século XIX. São Paulo: Hucitec, 1997.
  15. SANJAD, Nelson e CASTRO, Ana Raquel de Marques. Comércio, política e Ciência
  16. nas Exposições Internacionais. O Brasil em Turim, 1911. Revista Varia Historia, Belo
  17. Horizonte, vol. 31, n. 57, p. 819-861, set/dez 2015.
  18. SARGES, M. N. Belém: riquezas produzindo a Belle Èpoque (1870). Belém: Paka – Tatu, 2010.
  19. VIDAL, D. G. A invenção da modernidade educativa: circulação internacional de modelos pedagógicos, sujeitos e objetos no oitocentos. In: CURY, Claudia Engler; MARIANO, Serioja Cordeiro (Orgs). Mútiplas visões: cultura histórica no oitocentos. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2009.