O ENSINO ENSINO DA ARTE E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO:
reflexões com e sobre os Professores em contextos escolares
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.9.21-16Palavras-chave:
PALAVRAS-CHAVE: TIC. Ensino de Arte. Educação. Professor do Ensino Fundamental.Resumo
Este texto tem como objetivo investigar como os professores de Arte de uma rede municipal de ensino, localizada no estado do Rio de Janeiro, utilizam e interagem com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em suas práticas docentes. Para isso, recorremos às contribuições teóricas de autores como Moran, Serres, Freire e Libâneo, entre outros, com o intuito de compreender melhor os usos das tecnologias na educação e suas implicações nas práticas pedagógicas. A metodologia adotada é qualitativa e os dados foram produzidos por meio da aplicação de um questionário on-line, disponibilizado aos professores da rede. A análise dos dados segue as proposições do método de Análise de Conteúdo, conforme indicado por Bardin. Os resultados evidenciam que o número de professores que utilizam as TIC em sala de aula é significativo. No entanto, constatou-se que, em alguns casos, os docentes se percebem sem a capacidade necessária para o uso eficaz dessas tecnologias, enfrentam dificuldades em sua aplicação e não possuem formação específica sobre o uso didático das TIC.
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