ACESSIBILIDADE E USABILIDADE ÀS TIC NA REGIÃO NORTE E O USO DA PLATAFORMA PALMAS HOME SCHOOL PARA SUBSIDIAR A EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE PALMAS – TO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.17-10

Palavras-chave:

acessibilidade e TIC; educação básica; Palmas Home School; Região Norte.

Resumo

O trabalho resulta de uma pesquisa concluída no Mestrado em Educação (xxxxx) no contexto da região Norte marcado por diversos fatores de desigualdades regionais. Metodologicamente usamos a revisão de literatura e análise quantitativa com base nas informações de 27 docentes do município de Palmas. O estudo consistiu em analisar a relação docente e dispositivos tecnológicos para o trabalho no ensino remoto na Educação Básica de Palmas e a funcionabilidade do Palmas Home School. Entre os anos de 2020 e 2021. O afastamento físico e o fechamento das escolas colocaram todos nós professores diante de uma prática de ensino desafiadora a partir dos “arranjos curriculares” (ROCHA,2022), implantados pelas secretarias de educação do Brasil. No sistema municipal de ensino de Palmas, foi implantado o programa “Palmas Home School” (SIMÃO,2022), cuja ferramenta disponibilizou textos, atividades, vídeos e sugestões de sites para o autoaprendizado dos alunos. A conectividade é uma das questões das assimetrias regionais, todavia, planejar e implementar a “Educação mediada por Tecnologias” é o maior desafio da Educação Básica em Palmas.

Biografia do Autor

José Damião Trindade Rocha, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação pela UFBA. Mestre em Educação Brasileira pela UFG

Referências

ANJOS, A. M. dos; SILVA, G. E. G. da. Tecnologias digitais da informação e da comunicação -TDIC na educação. 2018. Secretaria de Tecnologia Educacional Universidade Federal de Mato Grosso. Disponível em: <https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/429662/2/Tecnologias%20Digitais%20da%20Informa%C3%A7%C3%A3o%20e%20da%20Comunica%C3%A7%C3%A3o%20%28TDIC%29%20na%20Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 10 maio 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão n, 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais n, 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto

Legislativo nº 186/2008. Brasília, Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas,2016. 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 30 jul. 2022.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Projeto de Lei nº 2.401/19. Dispõe sobre o exercício do direito à educação domiciliar, altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente, e a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2198615. Acesso em: 30 jul. 2022.

CONTE, Elaine; MARTINI, Rosa Maria Filippozzi. As Tecnologias na Educação: uma questão somente técnica? Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 4, p. 1191-1207, out./dez. 2015. Disponibilidade em:< https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/46599 .>. Acesso em: 04 fev. 2021.

CORDEIRO, S. F. N.; BONILLA, M. H. S. Tecnologias digitais móveis: reterritorialização dos cotidianos escolares. Educar em Revista, Curitiba, n. 56, p. 259-275, abr./jun. 2015. Editora UFPR Disponibilidade em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40334/25597 >. Acesso em: 10 out. 2020.

COSTA, A. F. V.; MEDEIROS, M. de S. Homeschooling: a funcionalidade do ensino domiciliar e a antijuridicidade perante o ordenamento jurídico brasileiro. Rev. Cient. Novas Configur. Dialog. Plur. Luziânia, v. 1, n.1, p. 34-45, 2020. Disponível em: Acesso em: 23 set. 2021.

CLESAR, Caroline Tavares de Souza; GIRAFFA, Lucia Maria Martins. Aprendizagens vivenciadas por professores que atuam em cursos de licenciatura em matemática no contexto do ensino remoto emergencial. Revista Humanidades e Inovação. Palmas, v. 8, n. 41, p. 89-105, 2021. Disponibilidade em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/112 >. Acesso em: 30 nov. 2021.

G 1. Em 2019, Brasil tinha quase 40 milhões de pessoas sem acesso à internet, diz IBGE. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2021/04/14/em-2019-brasil-tinha-quase-40-milhoes-de-pessoas-sem-acesso-a-internet-diz-ibge.ghtml. Acesso em: 30 maio 2022.

G1 TOCANTINS, Pesquisa do IBGE mostra que internet chega a quase 75% dos lares tocantinenses. Disponível em: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2021/04/14/pesquisa-do-ibge-morta-que-internet-chega-a-quase-75percent-dos-lares-tocantinenses.ghtml. Acesso em 31 jul. 2022.

LDB- Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 58 p. disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 30 jul. 2022.

LIRA, Bruno Carneiro. O passo a passo do Trabalho Científico. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 2014.

MARCEDO, Roberto Sidnei. Currículo campos, conceito e pesquisa. 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

ROCHA, D. Arranjos curriculares do trabalho didático pedagógico na pandemia em escolas e universidades na Amazônia Tocantina. Revista Espaço do Currículo. João pessoas, v. 15, n. 1, p. 1-15, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/59861/35324. Acesso em: 19 jul. 2022.

ROCHA, J.D.T.; COELHO, W. de N. B,; HORA, D. L. da. Currículo e o ensino do curso de doutorado em educação na Amazônia: apontamentos docentes sobre a rede educanorte. Rev Humanidade e Inovação. Palmas, v 8, n 39, p. 322-339, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5256. Acesso em: 19 jul. 2022.

SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. 1 ed. São Paulo: Paulus, 2013.

SIMÃO, José Francisco Rocha; ROCHA, Damião Tecnologias digitais no trabalho pedagógico do professor da educação básica: uma leitura. Revista Humanidades e Inovação. Palmas, v. 8, n. 38, p. 209-219, 2021. Disponibilidade em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4742>. Acesso em: 01 dez. 2021.

SIMÃO, Jose Francisco Rocha. O ensino mediado por tecnologias digitais no trabalho das escolas municipais de Educação Básica de Palmas.2022. Dissertação (Mestrado Acadêmico) Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Curso de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação, 2022.

SILVA, Francisco Thiago. Homeschooling no Brasil: reflexões curriculares a partir do projeto de lei nº 2.401/2019. Revista South American Journal of Basic Education, Technical and Technological. Rio Branco, v 7, n. 3, 2020, p 155-180. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/issue/view/187. Acesso em: 15 jul,2022.

ZANELLA, L. C. H. Metodologia de Pesquisa. 2 ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração UFSC, 2013. 134 p. Disponível em: http://arquivos.eadadm.ufsc.br/EaDADM/UAB_2014_2/Modulo_1/Metodologia/material_didatico/Livro%20texto%20Metodologia%20da%20Pesquisa.pdf. Acesso em: 31 maio 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

ROCHA SIMÃO, J. F.; ROCHA, J. D. T. ACESSIBILIDADE E USABILIDADE ÀS TIC NA REGIÃO NORTE E O USO DA PLATAFORMA PALMAS HOME SCHOOL PARA SUBSIDIAR A EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE PALMAS – TO. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 133–146, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.17-10. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6313. Acesso em: 21 jun. 2024.