Ir al menú de navegación principal Ir al contenido principal Ir al pie de página del sitio

Demanda Contínua

Vol. 7 Núm. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS

ACESSIBILIDADE E USABILIDADE ÀS TIC NA REGIÃO NORTE E O USO DA PLATAFORMA PALMAS HOME SCHOOL PARA SUBSIDIAR A EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE PALMAS – TO

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.17-10
Enviado
October 21, 2022
Publicado
2023-12-18

Resumen

O trabalho resulta de uma pesquisa concluída no Mestrado em Educação (xxxxx) no contexto da região Norte marcado por diversos fatores de desigualdades regionais. Metodologicamente usamos a revisão de literatura e análise quantitativa com base nas informações de 27 docentes do município de Palmas. O estudo consistiu em analisar a relação docente e dispositivos tecnológicos para o trabalho no ensino remoto na Educação Básica de Palmas e a funcionabilidade do Palmas Home School. Entre os anos de 2020 e 2021. O afastamento físico e o fechamento das escolas colocaram todos nós professores diante de uma prática de ensino desafiadora a partir dos “arranjos curriculares” (ROCHA,2022), implantados pelas secretarias de educação do Brasil. No sistema municipal de ensino de Palmas, foi implantado o programa “Palmas Home School” (SIMÃO,2022), cuja ferramenta disponibilizou textos, atividades, vídeos e sugestões de sites para o autoaprendizado dos alunos. A conectividade é uma das questões das assimetrias regionais, todavia, planejar e implementar a “Educação mediada por Tecnologias” é o maior desafio da Educação Básica em Palmas.

Citas

  1. ANJOS, A. M. dos; SILVA, G. E. G. da. Tecnologias digitais da informação e da comunicação -TDIC na educação. 2018. Secretaria de Tecnologia Educacional Universidade Federal de Mato Grosso. Disponível em: <https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/429662/2/Tecnologias%20Digitais%20da%20Informa%C3%A7%C3%A3o%20e%20da%20Comunica%C3%A7%C3%A3o%20%28TDIC%29%20na%20Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 10 maio 2021.
  2. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão n, 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais n, 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto
  3. Legislativo nº 186/2008. Brasília, Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas,2016. 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 30 jul. 2022.
  4. CÂMARA DOS DEPUTADOS. Projeto de Lei nº 2.401/19. Dispõe sobre o exercício do direito à educação domiciliar, altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente, e a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2198615. Acesso em: 30 jul. 2022.
  5. CONTE, Elaine; MARTINI, Rosa Maria Filippozzi. As Tecnologias na Educação: uma questão somente técnica? Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 4, p. 1191-1207, out./dez. 2015. Disponibilidade em:< https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/46599 .>. Acesso em: 04 fev. 2021.
  6. CORDEIRO, S. F. N.; BONILLA, M. H. S. Tecnologias digitais móveis: reterritorialização dos cotidianos escolares. Educar em Revista, Curitiba, n. 56, p. 259-275, abr./jun. 2015. Editora UFPR Disponibilidade em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40334/25597 >. Acesso em: 10 out. 2020.
  7. COSTA, A. F. V.; MEDEIROS, M. de S. Homeschooling: a funcionalidade do ensino domiciliar e a antijuridicidade perante o ordenamento jurídico brasileiro. Rev. Cient. Novas Configur. Dialog. Plur. Luziânia, v. 1, n.1, p. 34-45, 2020. Disponível em: Acesso em: 23 set. 2021.
  8. CLESAR, Caroline Tavares de Souza; GIRAFFA, Lucia Maria Martins. Aprendizagens vivenciadas por professores que atuam em cursos de licenciatura em matemática no contexto do ensino remoto emergencial. Revista Humanidades e Inovação. Palmas, v. 8, n. 41, p. 89-105, 2021. Disponibilidade em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/112 >. Acesso em: 30 nov. 2021.
  9. G 1. Em 2019, Brasil tinha quase 40 milhões de pessoas sem acesso à internet, diz IBGE. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2021/04/14/em-2019-brasil-tinha-quase-40-milhoes-de-pessoas-sem-acesso-a-internet-diz-ibge.ghtml. Acesso em: 30 maio 2022.
  10. G1 TOCANTINS, Pesquisa do IBGE mostra que internet chega a quase 75% dos lares tocantinenses. Disponível em: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2021/04/14/pesquisa-do-ibge-morta-que-internet-chega-a-quase-75percent-dos-lares-tocantinenses.ghtml. Acesso em 31 jul. 2022.
  11. LDB- Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 58 p. disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 30 jul. 2022.
  12. LIRA, Bruno Carneiro. O passo a passo do Trabalho Científico. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 2014.
  13. MARCEDO, Roberto Sidnei. Currículo campos, conceito e pesquisa. 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
  14. ROCHA, D. Arranjos curriculares do trabalho didático pedagógico na pandemia em escolas e universidades na Amazônia Tocantina. Revista Espaço do Currículo. João pessoas, v. 15, n. 1, p. 1-15, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/59861/35324. Acesso em: 19 jul. 2022.
  15. ROCHA, J.D.T.; COELHO, W. de N. B,; HORA, D. L. da. Currículo e o ensino do curso de doutorado em educação na Amazônia: apontamentos docentes sobre a rede educanorte. Rev Humanidade e Inovação. Palmas, v 8, n 39, p. 322-339, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5256. Acesso em: 19 jul. 2022.
  16. SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. 1 ed. São Paulo: Paulus, 2013.
  17. SIMÃO, José Francisco Rocha; ROCHA, Damião Tecnologias digitais no trabalho pedagógico do professor da educação básica: uma leitura. Revista Humanidades e Inovação. Palmas, v. 8, n. 38, p. 209-219, 2021. Disponibilidade em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4742>. Acesso em: 01 dez. 2021.
  18. SIMÃO, Jose Francisco Rocha. O ensino mediado por tecnologias digitais no trabalho das escolas municipais de Educação Básica de Palmas.2022. Dissertação (Mestrado Acadêmico) Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Curso de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação, 2022.
  19. SILVA, Francisco Thiago. Homeschooling no Brasil: reflexões curriculares a partir do projeto de lei nº 2.401/2019. Revista South American Journal of Basic Education, Technical and Technological. Rio Branco, v 7, n. 3, 2020, p 155-180. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/issue/view/187. Acesso em: 15 jul,2022.
  20. ZANELLA, L. C. H. Metodologia de Pesquisa. 2 ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração UFSC, 2013. 134 p. Disponível em: http://arquivos.eadadm.ufsc.br/EaDADM/UAB_2014_2/Modulo_1/Metodologia/material_didatico/Livro%20texto%20Metodologia%20da%20Pesquisa.pdf. Acesso em: 31 maio 2022.