ACESSIBILIDADE E USABILIDADE ÀS TIC NA REGIÃO NORTE E O USO DA PLATAFORMA PALMAS HOME SCHOOL PARA SUBSIDIAR A EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE PALMAS – TO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.17-10

Palabras clave:

acessibilidade e TIC; educação básica; Palmas Home School; Região Norte.

Resumen

O trabalho resulta de uma pesquisa concluída no Mestrado em Educação (xxxxx) no contexto da região Norte marcado por diversos fatores de desigualdades regionais. Metodologicamente usamos a revisão de literatura e análise quantitativa com base nas informações de 27 docentes do município de Palmas. O estudo consistiu em analisar a relação docente e dispositivos tecnológicos para o trabalho no ensino remoto na Educação Básica de Palmas e a funcionabilidade do Palmas Home School. Entre os anos de 2020 e 2021. O afastamento físico e o fechamento das escolas colocaram todos nós professores diante de uma prática de ensino desafiadora a partir dos “arranjos curriculares” (ROCHA,2022), implantados pelas secretarias de educação do Brasil. No sistema municipal de ensino de Palmas, foi implantado o programa “Palmas Home School” (SIMÃO,2022), cuja ferramenta disponibilizou textos, atividades, vídeos e sugestões de sites para o autoaprendizado dos alunos. A conectividade é uma das questões das assimetrias regionais, todavia, planejar e implementar a “Educação mediada por Tecnologias” é o maior desafio da Educação Básica em Palmas.

Biografía del autor/a

José Damião Trindade Rocha, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação pela UFBA. Mestre em Educação Brasileira pela UFG

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Publicado

2023-12-18

Cómo citar

ROCHA SIMÃO, J. F.; ROCHA, J. D. T. ACESSIBILIDADE E USABILIDADE ÀS TIC NA REGIÃO NORTE E O USO DA PLATAFORMA PALMAS HOME SCHOOL PARA SUBSIDIAR A EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE PALMAS – TO. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 133–146, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.17-10. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6313. Acesso em: 25 jun. 2024.