INTERSECÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E GESTÃO ESCOLAR

Uma intervenção no estágio obrigatório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.9.21-11

Palavras-chave:

educação midiática, estágio supervisionado, gestão escolar

Resumo

Este estudo avaliou o impacto das práticas de educação midiática na implementação de um projeto de intervenção, durante o estágio em gestão de unidades escolares, com foco nas habilidades críticas desenvolvidas para consumir e produzir conteúdo digital. O estágio em gestão foi visto como um ponto de convergência entre teoria e prática, permitindo que os estagiários compreendessem tanto os desafios da gestão educacional quanto as práticas de educação midiática. Foram utilizadas observação participante, registros audiovisuais, anotações de campo e rodas de conversa para avaliar as ações de educação midiática nas escolas. Os resultados indicam que, embora os estudantes estejam imersos em mídias digitais, o uso dessas ferramentas para fins educativos ainda é incipiente. O artigo conclui que a gestão escolar desempenha um papel central na promoção de uma educação midiática que não só complementa o currículo, mas também prepara os alunos para enfrentar os desafios da era digital.

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Biografia do Autor

Camilla Grazielly Rego de Sousa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Graduanda em Pedagogia pela Universidde Federal do Maranhão (UFMA)

Késsia Mileny de Paulo Moura, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Doutora em Informática na Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -PPGIE/UFRGS (2021). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba PPGE/UFPB (2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB (2003). Professora Associada do Curso de Pedagogia do Centro de Ciências de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão- CCIM/UFMA. Professora pesquisadora do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas PPGEPE/CCIM/UFMA.

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Publicado

27.03.2025

Como Citar

SOUSA, Camilla Grazielly Rego de; MOURA, Késsia Mileny de Paulo. INTERSECÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E GESTÃO ESCOLAR : Uma intervenção no estágio obrigatório. Communitas, Rio Branco, v. 9, n. 21, p. e8009, 2025. DOI: 10.29327/268346.9.21-11. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8009. Acesso em: 24 abr. 2025.

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