INTERSECÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E GESTÃO ESCOLAR
Uma intervenção no estágio obrigatório
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.9.21-11Palavras-chave:
educação midiática, estágio supervisionado, gestão escolarResumo
Este estudo avaliou o impacto das práticas de educação midiática na implementação de um projeto de intervenção, durante o estágio em gestão de unidades escolares, com foco nas habilidades críticas desenvolvidas para consumir e produzir conteúdo digital. O estágio em gestão foi visto como um ponto de convergência entre teoria e prática, permitindo que os estagiários compreendessem tanto os desafios da gestão educacional quanto as práticas de educação midiática. Foram utilizadas observação participante, registros audiovisuais, anotações de campo e rodas de conversa para avaliar as ações de educação midiática nas escolas. Os resultados indicam que, embora os estudantes estejam imersos em mídias digitais, o uso dessas ferramentas para fins educativos ainda é incipiente. O artigo conclui que a gestão escolar desempenha um papel central na promoção de uma educação midiática que não só complementa o currículo, mas também prepara os alunos para enfrentar os desafios da era digital.
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