Os currículos em Educação são produtos sociais e culturais dotados de interesses de caráter político, ideológico e cultural, para formação dos indivíduos dentro das instituições escolares em que não há neutralidade na transmissão do conhecimento. O presente artigo tem como objetivo analisar o Currículo Mínimo de Educação Física do Estado do Rio de Janeiro e, especificamente, debater a proposta curricular. Para isso, tomou como método o materialismo histórico-dialético. A estratégia utilizada foi a análise de conteúdo, para que possamos compreender criticamente as formulações presentes nos documentos oficiais, currículos e outras fontes que tratam do Currículo Mínimo de Educação Física do Estado do Rio de Janeiro. A Educação Física norteada pelo currículo mínimo como documento base da rede estadual do Rio de Janeiro assume o papel de disciplina que educa em e para uma sociedade capitalista, a partir da pedagogia das competências. É sobre essa ótica que o currículo mínimo de educação física se coloca, voltado a responder as demandas funcionais necessárias à sociedade capitalista, ao apresentar o conteúdo da educação física marcado pelas competências conceituais, procedimentais e atitudinais.