Ir al menú de navegación principal Ir al contenido principal Ir al pie de página del sitio

Demanda Contínua

Vol. 6 Núm. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA

O CURRÍCULO MÍNIMO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: competências conceituais, procedimentais e atitudinais

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.6.13-23
Enviado
March 18, 2022
Publicado
2022-08-04

Resumen

Os currículos em Educação são produtos sociais e culturais dotados de interesses de caráter político, ideológico e cultural, para formação dos indivíduos dentro das instituições escolares em que não há neutralidade na transmissão do conhecimento. O presente artigo tem como objetivo analisar o Currículo Mínimo de Educação Física do Estado do Rio de Janeiro e, especificamente, debater a proposta curricular. Para isso, tomou como método o materialismo histórico-dialético. A estratégia utilizada foi a análise de conteúdo, para que possamos compreender criticamente as formulações presentes nos documentos oficiais, currículos e outras fontes que tratam do Currículo Mínimo de Educação Física do Estado do Rio de Janeiro. A Educação Física norteada pelo currículo mínimo como documento base da rede estadual do Rio de Janeiro assume o papel de disciplina que educa em e para uma sociedade capitalista, a partir da pedagogia das competências. É sobre essa ótica que o currículo mínimo de educação física se coloca, voltado a responder as demandas funcionais necessárias à sociedade capitalista, ao apresentar o conteúdo da educação física marcado pelas competências conceituais, procedimentais e atitudinais.

Citas

  1. ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho: ensaios sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo editorial, 1999.
  2. DELUIZ, Neise. O modelo das competências profissionais no mundo do trabalho e na educação: implicações para o currículo. Boletim técnico do Senac. v. 27, n. 3. set./ dez. 2001. Disponível em: http://www.senac.br/BTS/273/ boltec273b.htm Acesso em 29 fev. 2022.
  3. DIAS, Graziany. Penna. Parâmetros curriculares nacionais e novas competências: possíveis mediações quanto ao papel da Educação Física na escola. Revista Digital. Buenos Aires, año 14, nº 140, Enero de 2010. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd140/papel-da-educacao-fisica-na-escola.htm Acesso em: 20 de fev. 2022.
  4. DUARTE, Newton. As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação. n°18, p.35-40, 2001.
  5. FRIGOTTO, Gaudêncio. Prefácio. In: RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptações? São Paulo: Cortez, 2001.
  6. KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
  7. KUENZER, Acácia Zeneida. Desafios teórico-metodológicos da relação trabalho-educação e o papel social da escola In: FRIGOTTO, Gaudêncio. (org.) Educação e Crise do Trabalho: Perspectivas de Final de Século. Petrópolis: Editora Vozes, 2011, p. 55-75.
  8. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
  9. MOREIRA, Antônio Flávio; TADEU, Tomaz. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: MOREIRA, Antônio Flávio; TADEU, Tomaz. (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2011, p.14-47.
  10. PINA, Leonardo Docena. Pedagogia histórico-Crítica e transmissão do conhecimento sistematizado sobre o esporte na educação física. Motrivivência, Ano XX, n. 31, p. 115-131, dez. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p115/0 Acesso em: 26 fev. 2022.
  11. PINA, Leonardo Docena. Sociedade inclusiva: a face aparente do capitalismo em uma nova fase. Filosofia e Educação. v.2, n. 1, 2010. Disponível em: http://ojs.fe.unicamp.br/ged/rfe/article/view/954 Acesso em: 26 fev. 2022.
  12. PINA, Leonardo Docena. A nova pedagogia da hegemonia e a inclusão social. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.43, p. 237-253, set. 2011. Disponível em: www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/43/art17_43.pdf Acesso em: 26 fev. 2017.
  13. RIO DE JANEIRO. Currículo Mínimo Educação Física. Secretaria de estado de educação. 2012. Disponível em: http://www.rj.gov.br/web/seeduc/ exibeconteudo?article-id=759820 . Acesso em: 10 de jun. 2015.
  14. SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. Ed. Campinas: Autores Associados, 2013.