DIVERSIDADE NA EJA

dos contextos de itinerância aos contextos de potência de ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.9.21-12

Palavras-chave:

EJA, Diversidade, Dor e sofrimento ético-político

Resumo

Este trabalho é resultante do projeto de pesquisa Diversidade, diferença e justiça social na produção de currículos da EJA, partindo do pressuposto de que a EJA acolhe uma diversidade de sujeitos, práticas e grupos que têm sido excluídos de processos sociais e culturais. A esse respeito, estabelecemos como objetivo, compreender as maneiras pelas quais os estudantes da EJA vivenciam os tensionamentos provocados pelas diferenças que constituem a diversidade, refletindo a respeito de situações, práticas, expressões que revelam dor e sofrimento ético-político (Sawaia, 2014) enquanto características da diversidade desses sujeitos. Assumimos a abordagem das pesquisas com os cotidianos (Alves, 2008), utilizando os movimentos metodológicos, rodas de conversa (Ribeiro; Souza; Sampaio, 2018), conversar liberador (Maturana; Dávila, 2009) e escuta sensível (Barbier, 1998). As investigações e reflexões revelaram conflitos e desdobramentos provocados pela negação do direito à educação; tensionamentos vivenciados por quem tem a vida atravessada por exclusões sociais, familiares e culturais. Além dessas questões, desvelam-se potências de ações emancipatórias enquanto articuladoras de resistências e enfrentamentos às situações de padecimento e a percepção da escola de EJA enquanto possibilitadora de transformações almejadas, quando da oferta e garantia do direito anteriormente negado.

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Biografia do Autor

Emanuella de Azevedo Palhares , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Poseduc), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Campus Mossoró; integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (Gepeja); E-mail: emanuellapalhares89@gmail.com

Francisco Canindé da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação; professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PosEduc), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Campus Mossoró; professor do Departamento em Educação, da Uern, Campus Assú, Curso de Pedagogia; líder do Gepeja. E-mail: canindesilva@uern.br

Kássio Wagner da Silva Medeiros , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern); Mestre em Educação; professor da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte, lotado na Escola Estadual em Tempo Integral Monsenhor Honório – Pendências/RN; integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (Gepeja). E-mail: kassiowagner@uern.alu.br.

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Publicado

27.03.2025

Como Citar

PALHARES , Emanuella de Azevedo; SILVA, Francisco Canindé da; MEDEIROS , Kássio Wagner da Silva. DIVERSIDADE NA EJA: dos contextos de itinerância aos contextos de potência de ação . Communitas, Rio Branco, v. 9, n. 21, p. e7848, 2025. DOI: 10.29327/268346.9.21-12. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7848. Acesso em: 31 mar. 2025.

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