EJA EM FORTALEZA

do orçamento à efetivação do direito à educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.20-6

Palavras-chave:

EJA, Educação, Orçamento, Política Pública, Fortaleza.

Resumo

O presente estudo investiga o desmonte da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Fortaleza entre 2013 e 2023. A análise se baseia em dados oficiais e em pesquisas qualitativas, buscando compreender as relações entre o orçamento público destinado à EJA, as políticas públicas implementadas e os indicadores educacionais da modalidade. Como fundamento teórico temos os estudos de Sérgio Haddad (2002, 2007, 2016), Maria Clara Di Pierro (2000, 2015) e Miguel Arroyo (2005). Como resultado, o estudo aponta que entre 2013 e 2023, houve uma queda de 64% nas matrículas na EJA municipal, a diminuição do número de turmas em 72%, e a quantidade de professores da EJA em Fortaleza diminuiu 60% no período analisado. Concluindo assim que a falta de estrutura adequada, o corte de docentes e a transferência compulsória de alunos contribuem para a precarização do ensino na EJA.

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Biografia do Autor

Antonio Jorge Ferreira Severino, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Paraná - UFPR; Mestre em Educação na Universidade Federal do Rio Grande - FURG; Educador na Rede de Educação do Ceará.

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Publicado

19.11.2024

Como Citar

SEVERINO, Antonio Jorge Ferreira. EJA EM FORTALEZA: do orçamento à efetivação do direito à educação . Communitas, Rio Branco, v. 8, n. 20, p. 104–124, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.20-6. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8029. Acesso em: 15 jul. 2025.

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