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Demanda Contínua

v. 8 n. 20 (2024): REFLEXÕES EM TORNO DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA EM ATIVIDADES EDUCATIVAS

EJA EM FORTALEZA: do orçamento à efetivação do direito à educação

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.20-6
Enviado
outubro 18, 2024
Publicado
2024-11-19

Resumo

O presente estudo investiga o desmonte da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Fortaleza entre 2013 e 2023. A análise se baseia em dados oficiais e em pesquisas qualitativas, buscando compreender as relações entre o orçamento público destinado à EJA, as políticas públicas implementadas e os indicadores educacionais da modalidade. Como fundamento teórico temos os estudos de Sérgio Haddad (2002, 2007, 2016), Maria Clara Di Pierro (2000, 2015) e Miguel Arroyo (2005). Como resultado, o estudo aponta que entre 2013 e 2023, houve uma queda de 64% nas matrículas na EJA municipal, a diminuição do número de turmas em 72%, e a quantidade de professores da EJA em Fortaleza diminuiu 60% no período analisado. Concluindo assim que a falta de estrutura adequada, o corte de docentes e a transferência compulsória de alunos contribuem para a precarização do ensino na EJA.

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