CULTURA MATERIAL DA PESCA ARTESANAL EM AJURUTEUA E O CURRÍCULO PARA EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.15-6

Palavras-chave:

Cultura Material da Pesca; Pesca Artesanal; EJA; Currículo Cultural; Políticas Pluriepistêmicas.

Resumo

O tema do currículo enquanto artefato da cultura material escolar tem ganhado substância na área de História Cultural, principalmente, por recorrer à cultura material como base dos estudos no campo do currículo, emergente, nesse contexto, é o campo do estudo do currículo cultural, não escolar, como ferramenta proativa da vivência de culturas locais em diálogo com a cultura material escolar. Nesse sentido, o objetivo do nosso trabalho é promover, através do resultado do diálogo plural e diversificado dos repertórios cognitivos e epistemológicos de sujeitos culturais e suas identidades, a possibilidade de uma equidade cognitiva e cultural que respeite os sujeitos culturais presentes nesta trama. O método de abordagem qualitativa tem na investigação participativa ativa sua base instrumental. Os resultados e discussão apontam para um certo ineditismo de abordagem teórico-metodológico, pois a partir dos significados e dos sentidos produzidos pelos sujeitos, como por exemplo, o estudo dos léxicos sobre os artefatos da pesca utilizados em Ajuruteua pôde-se empreender novos sentidos inaugurados pelo respeito pluriepistêmicos presentes nas narrativas desses sujeitos culturais e sua relação com a cultura material escolar local e políticas curriculares nacionais.  As discussões teórico científica, pluriepistêmicas e transculturais que aqui oferecemos para a reflexão não se esgotam por si mesmas, ao contrário aguça nossa curiosidade científica por equidade social para novos patamares de interação e cosmovisões.

Referências

ARAÚJO, I. X. Comunidades tradicionais de pesca artesanal marinha na Paraíba: realidades e desafios. Paraíba, Tese (Doutorado em Geografia), Universidade Federal do Paraíba (UFPB), 2017.

BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

CANDAU, V.M.F. I. Sociedade, cotidiano escolar e cultura(s): Uma aproximação. Educação & Sociedade. Ano XXIII, n. 79, p. 125-161. Agos-to/2002.

CANDAU, V.M.F.; MOREIRA, A. F. Educação esco-lar e cultura(s): Construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 156 – 158, mai.– ago. 2003.

CANDAU, V.M.F. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: Morei-ra, A. F. e Candau, V. (org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008. P. 13-37.

ESPÍRITO SANTO, R. V. Caracterização da atividade de desembarque da frota artesanal de pequena na região estuarina do rio Caeté, Munícipio de Bragança-Pará-Brasil. Bragança, Dissertação (Mestrado em Biologia Ambiental) – UFPA, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MACIEL, Rogerio Andrade; NEVES, Joana d'Arc de Vasconcelos; MAGALHÂES, Franciele de Almeida. Cultura material da mandiquera e a proposição do currículo na educação de jovens e adultos. Revista Communitas V5, N11 (Jul-Set/2021): Esperançar a EJA.

MOREIRA, Antonio Flávio, SILVA, Tomaz Tadeu da. (orgs.). Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo. Cortez, 1994.

OLIVEIRA, L. F. A importância dos Tupinambá na formação da Vila de Bragança – Estado do Grão-Pará: 1790-1760. XIII Encontro de História, Anpuh – Rio de Janeiro, 2008.

SANTOS, Boaventura de Souza. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.

SILVA, Dário Benedito Rodrigues Nonato da. Os Donos de São Benedito: convenções e rebeldias na luta entre o catolicismo tradicional e devocional na cultura de Bragança, século XX. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia). Belém: Universidade Federal do Pará, 2006.

SILVA, Maria Angelita. MORI, Nerli Nonato Ribeiro. A construção vivencial de um quadro conceitual para a pesquisa com povos tradicionais sob invisibilização: O povo Xetá e sua memória coletiva atual. Fazendo antropologia no Alto Solimões – 30. Alexa Cultural: São Paulo, EDUA: Manaus, 2020.

STRECK, D. R. José Martí e a Educação Popular: um retorno às fontes. http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT06-2894--Int.pdf. Acesso em: 15 set.

Downloads

Publicado

2023-11-06

Como Citar

DA SILVA, M. A. .; SOUZA RAMOS, M. de; CUNHA NERY, V. S. CULTURA MATERIAL DA PESCA ARTESANAL EM AJURUTEUA E O CURRÍCULO PARA EJA. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 79–98, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.15-6. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6858. Acesso em: 28 abr. 2024.