Resumo
Esse artigo busca apresentar uma pesquisa em andamento acerca de um aspecto relativo ao estudo dos jovens para prestar provas de ingresso ao ensino superior público (ENEM). Analisando a dinâmica de estudos de algumas gerações atrás, quando as fontes de informações eram acessíveis majoritariamente através dos livros ou professores, em comparação às gerações atuais que contam com uma imensa gama de informações, esse artigo busca analisar o uso da plataforma on-line de ‘streaming’ YouTube para estudos voltados a conteúdos exigidos por vestibulares dentro do país (Brasil). Uma vez que há o aumento gradativo do acesso às tecnologias de informação e comunicação, essa proposta de pesquisa tem como objetivo perceber a forma como os jovens acessam conteúdos pelo YouTube e o papel dessa plataforma para a democratização do ensino de conteúdos estudados no ensino básico. A proposta começou paralelamente a pandemia que se instalou no mundo e tornou o tema especialmente relevante tendo em vista o avanço do Coronavírus, o isolamento social e consequentemente o fechamento das escolas, que limitou o acesso de todos os estudantes à forma “tradicional” de estudo presencial. Nesse momento inicial foi feito um levantamento piloto por questionário com possíveis futuros participantes da pesquisa acerca de seus interesses e modo de consumo do youtube, para planejamento da investigação posterior com os sujeitos interessados. Trazemos nesse artigo uma breve apresentação desse percurso inicial com as questões que se apresentam até o momento para reflexão na pesquisa proposta.
Palavras-chave: democratização; youtube; vestibulandos; enem