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Demanda Contínua

v. 8 n. 20 (2024): REFLEXÕES EM TORNO DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA EM ATIVIDADES EDUCATIVAS

A MARCAÇÃO XML-JATS NA PRÁTICA EDITORIAL DE UM PERIÓDICO DA EDUCAÇÃO

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.20-17
Enviado
outubro 21, 2024
Publicado
2024-11-19

Resumo

As publicações acadêmicas enfrentam desafios na visibilidade científica, assim a adoção de tecnologias, como o XML-JATS, é crucial para acessibilidade e preservação dos conteúdos. Em 2016, a ferramenta Marcalyc/AmeliCA, impulsionada pela Redalyc, renomado indexador, foi lançada para facilitar a marcação XML-JATS dos artigos. Esta padronização permite a interoperabilidade e preservação dos conteúdos científicos. A pesquisa descreve a implementação do Marcalyc/AmeliCA na Revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidade (Rev.Pemo), destacando a importância da visibilidade e eficiência editorial. Utilizando uma metodologia qualitativa do tipo pesquisa-ação, o estudo avaliou a eficiência operacional e a qualidade dos metadados, além de analisar o impacto na comunidade acadêmica. A gratuidade do Marcalyc/AmeliCA é essencial para a sustentabilidade de periódicos com recursos limitados. Na Rev.Pemo promoveu a democratização do conhecimento, reforçando o compromisso com o acesso aberto.

Referências

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