ACESSO E INCLUSÃO NAS ESCOLAS PRIVADAS

revisão bibliográfica sobre no período de 2011-2021

Autores

  • Ícaro Belém Horta UFMG / Graduado em Geografia

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.6.14-9

Palavras-chave:

instituições privadas, público-alvo da Educação Especial, inclusão escolar

Resumo

O presente trabalho busca realizar um processo de revisão bibliográfica que diz respeito ao processo de inclusão escolar, ao passo que aborda a perspectiva do acesso e matrícula de estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) nas instituições privadas de ensino durante o período de 2011-2021. Na busca de realizar tal análise, utilizou-se de dois indexadores de trabalhos relevantes para a área, sendo a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE). Neste processo de busca e reflexão, observou-se um número muito baixo que dizia a respeito de tais produções, apontando a necessidade de que novas pesquisas sejam realizadas. Ademais, compreendeu-se que algumas medidas, tais como o capital privado pode agir frente e perante a adoção de medidas e políticas públicas, havendo a necessidade de ação legislatória e fiscalizadora desse processo. Aponta-se também a necessidade de ser pensado sobre o processo de medidas neoliberais ao passo que deve ser promovida uma educação inclusiva.

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Publicado

2022-08-30

Como Citar

BELÉM HORTA, Ícaro. ACESSO E INCLUSÃO NAS ESCOLAS PRIVADAS: revisão bibliográfica sobre no período de 2011-2021. Communitas, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 110–129, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.14-9. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6206. Acesso em: 25 abr. 2024.