O presente trabalho busca realizar um processo de revisão bibliográfica que diz respeito ao processo de inclusão escolar, ao passo que aborda a perspectiva do acesso e matrícula de estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) nas instituições privadas de ensino durante o período de 2011-2021. Na busca de realizar tal análise, utilizou-se de dois indexadores de trabalhos relevantes para a área, sendo a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE). Neste processo de busca e reflexão, observou-se um número muito baixo que dizia a respeito de tais produções, apontando a necessidade de que novas pesquisas sejam realizadas. Ademais, compreendeu-se que algumas medidas, tais como o capital privado pode agir frente e perante a adoção de medidas e políticas públicas, havendo a necessidade de ação legislatória e fiscalizadora desse processo. Aponta-se também a necessidade de ser pensado sobre o processo de medidas neoliberais ao passo que deve ser promovida uma educação inclusiva.