Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

Articles

Vol. 6 No. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS

ACESSO E INCLUSÃO NAS ESCOLAS PRIVADAS: revisão bibliográfica sobre no período de 2011-2021

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.6.14-9
Submitted
August 2, 2022
Published
2022-08-30

Abstract

O presente trabalho busca realizar um processo de revisão bibliográfica que diz respeito ao processo de inclusão escolar, ao passo que aborda a perspectiva do acesso e matrícula de estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) nas instituições privadas de ensino durante o período de 2011-2021. Na busca de realizar tal análise, utilizou-se de dois indexadores de trabalhos relevantes para a área, sendo a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE). Neste processo de busca e reflexão, observou-se um número muito baixo que dizia a respeito de tais produções, apontando a necessidade de que novas pesquisas sejam realizadas. Ademais, compreendeu-se que algumas medidas, tais como o capital privado pode agir frente e perante a adoção de medidas e políticas públicas, havendo a necessidade de ação legislatória e fiscalizadora desse processo. Aponta-se também a necessidade de ser pensado sobre o processo de medidas neoliberais ao passo que deve ser promovida uma educação inclusiva.

References

  1. ALVES, Pedro; MELO, Dyanne. Mãe de criança com autismo denuncia ter sido impedida de matricular filho em escola: 'Nem me deixou entrar', diz. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2021/08/26/mae-de-crianca-com-autismo-denuncia-ter-sido-impedida-de-matricular-filho-em-escola-nem-me-deixou-entrar-diz.ghtml. Acesso em: 16 jul. 2022.
  2. APORTA, Ana Paula; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. Estudo de caso sobre atividades desenvolvidas para um aluno com Autismo no Ensino Fundamental I. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, p. 45-58, 2018.
  3. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
  4. CANTORANI, José Roberto Herrera; PILATTI, Luiz Alberto; GUTIERREZ, Gustavo Luis. Análise das versões do instrumento whoqol-dis frente aos aspectos que motivaram sua criação: participação e autonomia. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 21, p. 407-426, 2015.
  5. CARVALHO, Dariel de; MANZINI, Eduardo José. Aplicação de um programa de ensino de palavras em Libras utilizando tecnologia de realidade aumentada. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 23, p. 215-232, 2017.
  6. DUARTE, Emerson Rodrigues et al. Estudo de caso sobre a inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 19, p. 289-300, 2013.
  7. GARCIA, Rosalba Maria Cardoso; BARCELOS, Liliam Guimarães de. A Constituição do Público-Alvo na Política de Educação Especial Brasileira: Movimentos e Disputas no Interior do Estado Integral. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 27, 2021.
  8. GARCIA, Rosalba Maria Cardoso; LÓPEZ, Verónica. Políticas de Educação Especial no Chile (2005-2015): Continuidades e Mudanças. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 25, p. 1-16, 2019.
  9. INEP. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Estatísticas Censo Escolar. Brasília: INEP, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/inep-data/estatisticas-censo-escolar. Acesso em: 17 de jul. 2022.
  10. KOHLS-SANTOS, Pricila; MOROSINI, Marília Costa. O Revisitar da Metodologia do Estado do Conhecimento para além de uma revisão bibliográfica. Revista Panorâmica online, v. 33, 2021.
  11. LEITE, Lúcia Pereira; CARDOSO, Hugo Ferrari; OLIVEIRA, Taize de. Escala intercultural de concepções de deficiência: construção e estudos Psicométricos. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 27, 2021.
  12. MARTINS, Bárbara Amaral; CHACON, Miguel Claudio Moriel. Características de altas habilidades/superdotação em aluno precoce: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 22, p. 189-202, 2016.
  13. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO [MEC]. As escolas são obrigadas a oferecer vagas para alunos com deficiência? Elas precisam de alguma licença para oferecer essas vagas? s.d.. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/par/125-perguntas-frequentes-911936531/educacao-especial-123657111/115-as-escolas-sao-obrigadas-a-oferecer-vagas-para-alunos-com-deficiencia-elas-precisam-de-alguma-licenca-para-oferecer-essas-vagas. Acesso em: 16 jul. 2022.
  14. MORAES, Valdete Aparecida Veiga de. Publicização da educação especial no Paraná: gestão Requião (2003-2010). 2011. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2011.
  15. NERES, Celi Corrêa; KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Inclusão escolar de crianças com deficiência: do direito à matrícula ao acesso ao conhecimento em trajetórias escolares. International studies on law and Education, v. 22, 2016. Disponível em: http://www.hottopos.com/isle22/39-50CeliMonica.pdf. Acesso em: 16 jul. 2022
  16. PATTO, M. H. S. A Produção Do Fracasso Escolar [The production of scholar failure]. São Paulo: Casa do Psicólogo (Originally published in 1990), 2008.
  17. QUEIROZ, Julia Graziela Bernardino de Araújo; GUERREIRO, Elaine Maria Bessa Rebello. Política Educacional e Pedagógica da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva na Rede de Ensino Público de Manaus. Revista Brasileira de Educação Especial. 2019, v. 25, n. 2, p. 233-248.
  18. REIS, Helena Isabel Silva; PEREIRA, Ana Paula da Silva; ALMEIDA, Leandro da Silva. Construção e validação de um instrumento de avaliação do perfil desenvolvimental de crianças com perturbação do espectro do autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 19, p. 183-194, 2013.
  19. RODRIGUES, David; NOGUEIRA, Jorge. Educação especial e inclusiva em Portugal: fatos e opções. Revista brasileira de educação especial, v. 17, p. 3-20, 2011.
  20. RODRIGUES, William Costa et al. Metodologia científica. Faetec/IST. Paracambi, p. 2-20, 2007.
  21. ROSIN-PINOLA, Andréa Regina; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Inclusão escolar, formação de professores e a assessoria baseada em habilidades sociais educativas. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 20, p. 341-356, 2014.
  22. SILVA, Simone Martins da. Políticas de inclusão escolar: uma análise da atuação do Ministério Público nas escolas privadas de ensino regular de Porto Alegre, RS. 2021. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2021.
  23. TUCCI, Carlos Henrique da Costa. Importance of Educative Social Skills in the perspective of teachers of students without or with Special Educational Needs. 2011. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
  24. VAZ, Kamille. Professor, profissional ou educador: a concepção de professor de educação especial nas produções acadêmicas do campo específico da educação especial (2000-2016). Revista Brasileira de Educação Especial, v. 25, p. 101-116, 2019.
  25. VENDRAMIN, Carla. Repensando mitos contemporâneos: o capacitismo. Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos, 2019.
  26. VIDAS Negras com Deficiência fala na Audiência Pública do STF | Educação Inclusiva | Luciana Viegas. Brasília: Tv Justiça, 2020. (6 min.), son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-fWe1Owisvs. Acesso em: 17 jul. 2022.
  27. VIEIRA-RODRIGUES, Margarida Maria de Moura; SANCHES-FERREIRA, Maria Manuela Pires. A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais no ensino regular em Portugal: a opinião de educadores de infância e de professores do 1º ciclo do ensino público e privado. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 23, p. 37-52, 2017.