UM MODELO DIDÁTICO DO GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA JORNALÍSTICA

Autores/as

  • Ana Paula Altvater Santos Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.29327/216343.5.1-10

Palabras clave:

Crônica Jornalística. Gêneros textuais. Interacionismo Sociodiscursivo.

Resumen

 Com o objetivo de conhecer as especificidades que caracterizam o gênero textual crônica jornalística, elaboramos um modelo didático do referido gênero, o qual apresentamos neste artigo. A escolha pela crônica ocorreu devido ao fato desse gênero tratar de temas que retratam o cotidiano, de acontecimentos presentes e de interesse da sociedade, temas que podem ser eixos organizadores do ensino e da aprendizagem da língua portuguesa em sala de aula da educação básica, pela aproximação das temáticas constituídas nas crônicas com a vida dos alunos. O aporte teórico-metodológico que conduziu nosso trabalho se formou a partir dos preceitos do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados evidenciam características como: esfera e a prática social da qual participa o gênero, a função sócio-comunicativa e os elementos que formam a infraestrutura textual da crônica jornalística.

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Publicado

2017-06-30

Cómo citar

Santos, A. P. A., & Striquer, M. dos S. D. . (2017). UM MODELO DIDÁTICO DO GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA JORNALÍSTICA. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 5(1). https://doi.org/10.29327/216343.5.1-10

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