Muiraquitã Indica

2025-05-05

Hoje, 05 de maio, é o DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA, sabemos de sua importância, mas também não podemos deixar de lembrar das infinidades de línguas indígenas que foram sumariadas por sua expansão. Por isso, a Muiraquitã indica o artigo “Aprendizagem de português escrito por indígenas Jaminawa: dificuldades e estratégias facilitadoras”, como forma de ampliar nossa percepção acerca das línguas indígenas na relação com o português.

Nesse sentido, os autores destacam que “[…] os Jaminawa eram um povo de tradição oral até o início do século passado, quando ocorreram os primeiros contatos mais permanentes com as frentes de expansão extrativistas. Desde então, incorporados à economia da borracha, como mão de obra barata dos seringais, eles vão entrando num mundo da escrita, sem, contudo, dominarem seu uso.  Os Jaminawa, inseridos nesse ambiente histórico de denominação e inserção em uma sociedade dominante usuária, por extensão, de uma língua dominante, reivindicam a aprendizagem do português escrito, pois entendem a importância de se ter domínio dessa variedade linguística em um território em que precisam se defrontar com situações de conflito intermitentes.”

Ao celebrarmos a língua portuguesa, também é fundamental reconhecermos as histórias silenciadas e as resistências linguísticas que marcaram — e ainda marcam — as trajetórias dos povos indígenas. Valorizar a diversidade linguística não é apenas uma questão cultural, mas um compromisso ético com a pluralidade de saberes e com a história desses povos.

Acesso o artigo através do link: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/1019