Dossiê "Linguagens e diversidades nas Amazônias"
Com satisfação, informamos a publicação do Vol 12 N1 de nossa revista.
Boa leitura!
Saiba mais sobre Dossiê "Linguagens e diversidades nas Amazônias"
Cronograma de submissões e publicações 2021:
Vol. 9 N1 | Recebimento de artigos até março de 2021 | Publicação: junho de 2021
Vol. 9 N2 | Recebimento de artigos até agosto de 2021 |Publicação: novembro de 2021
Com satisfação, informamos a publicação do Vol 12 N1 de nossa revista.
Boa leitura!
Saiba mais Saiba mais sobre Dossiê "Linguagens e diversidades nas Amazônias"
Convidamos pesquisadores e pesquisadoras interessadas e os autores e autoras que participaram do VII Fórum Permanente de Museus Universitários (VII FPMU), realizado na cidade do Rio de Janeiro em 2023 com o tema “30 anos depois… para que(m) ainda serve(m) os museus e coleções universitárias? Panoramas históricos, provocações reflexivas, perspectivas empíricas e proposições metodológicas para o século XXI” a submeterem os trabalhos completos, em formato de artigo. As produções serão reunidas no dossiê temático “Museus Universitários: Perspectivas empíricas, Linguagens e Humanidades” a ser publicado na Revista Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades, do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI) da Universidade Federal do Acre – (UFAC).
Encerramento do recebimento de artigos: 1 de agosto de 2024
Publicação: dezembro de 2024.
Instruções:
As diretrizes para apresentação do(s) manuscrito(s) constam no portal da Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades (https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/about/submissions).
Todas as propostas deverão ser enviadas via sistema da Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades (https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/about/submissions).
Organização:
Aline Miranda e Souza - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Proped-UERJ) , Bacharel em Ciências Sociais pelaniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2014) e licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF (2017), atua como Educadora Museal na Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (MN-UFRJ). Atualmente é co-gestora da Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro (REM-RJ). E-mail: aline@mn.ufrj.br.
Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro - Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (2006); Mestre em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) (2009); Especialista em Acessibilidade Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2014), Doutora em Ciências (Geologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2014). Foi bolsista de Pós-doutorado Júnior do CNPq, na Coordenação de Museologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) (2017-2018). Atualmente é museóloga e diretora do Museu da Geodiversidade (MGeo - IGEO - UFRJ) e
integra o quadro de professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO - MAST) e do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural (UFRJ), onde atua também como vice-coordenadora. E-mail: alinecastro@igeo.ufrj.br.
Andréa Fernandes Costa - Licenciada em História pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP), Mestra e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu-UNIRIO). Atua como educadora museal na Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (MN-UFRJ). É docente do Departamento de Estudos de Processos Museológicos, lecionando para os cursos de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e docente do Curso de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência (Casa de Oswaldo Cruz - FIOCRUZ). Atualmente é co-gestora do Comitê de Educação e Ação Cultural do Brasil - CECA BR/ICOM e Presidenta da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências - ABCMC. E-mail: andrea@mn.ufrj.br
Saiba mais Saiba mais sobre Chamada pública para dossiê temático: Museus Universitários: Perspectivas empíricas, Linguagens e HumanidadesComo se a vida não fosse feita de instantes presentes, nos exercitamos nesta escrita/convocatória para dizer de centenários, ou seja, para flutuar nas bordas das generalizantes celebrações, tendo por referência uma seleção de data alusivas a idealizações urdidas nos limiares do visibilizar/invisibilizar mundos/seres, gentes/línguas, naturezas/culturas: 2022 ↔ 1922 ↔ 1822 ↔ 1722 ↔ 1622 ↔ 1522.
Em cinco séculos, simbolizados nas datas em destaque, a violência aguda se metamorfoseia inerente ao secular estágio colonizatório da terra nomeada/renomeada de Vera Cruz, dos Papagaios, Santa Cruz, Pau-Brasil, Brasil, sempre em conformidade com a escrita fundacional, apagando as inúmeras definições presentes nas centenas de linguagens das gentes que aí viviam/vivem.
Saiba mais Saiba mais sobre Dossiê "EmDependênciasSeculares"As submissões para o Dossiê Mídia de Filme Interativo foram prorrogadas para 30 de agosto de 2022, com publicação em novembro de 2022.
Saiba mais Saiba mais sobre Prorrogação de submissões para Dossiê Mídia de Filme InterativoPara o dossiê serão bem vindas as contribuições que evidenciem estudos teóricos, críticos e/ou metodológicos nas áreas das letras na UFAC, em formato de artigos científicos, resenhas, ensaios ou de entrevistas. Assim, convidamos pesquisadores, docentes e estudantes a enviarem contribuições inéditas para compor o dossiê temático Edição Comemorativa: 50 anos das Letras na UFAC, a ser publicado na Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades no segundo semestre de 2021.
Saiba mais Saiba mais sobre Chamada pública para volume especial da MuiraquitãCom o objetivo de contribuir na difusão e socialização de resultados de estudos e pesquisas na intersecção de diferentes temáticas dentro do amplo escopo da tríade linguagens-educação-diversidades, convidamos pesquisadoras/es, docentes, estudantes e ativistas sociais a enviarem contribuições inéditas para compor o dossiê temático “Linguagens, Educação e Diversidades”, a ser publicado na Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades, no v.09, n.2. A presente chamada de dossiê temático acolherá artigos – frutos de pesquisa empírica ou de revisão bibliográfica – que trazem à tona reflexões acerca de temáticas como: direitos humanos, literatura e identidades invisibilizadas na escola, vivências educacionais em tempos de pandemia, diversidade cultural, inclusão escolar e educação especial, e demais temas que promovam a interseccionalidade de estudos nas áreas de Linguística e Literatura e Educação, com foco em Diversidades. Assim, o dossiê temático “Linguagens, Educação e Diversidades” visa problematizar temas de relevância acadêmica, científica, educacional, mas sobretudo social.
Encerramento do recebimento de artigos: 15 de agosto de 2021.
Previsão de publicação: novembro de 2021.
Instruções:
- As diretrizes para apresentação do(s) manuscrito(s) constam no portal da Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades (https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/about/submissions), com exceção de apenas um item específico para esta chamada: pelo menos um/a dos/as autores/as do manuscrito deve conter o título de doutor/a.
- Todas as propostas deverão ser enviadas via sistema da Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades (https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/about/submissions), indicando nos comentários para o/a editor/a que a direcione às organizadoras do dossiê temático “Linguagens, Educação e Diversidades”.
- As submissões passarão por análise preliminar das organizadoras quanto à adequação ao escopo do dossiê temático. Caso sejam consideradas adequadas à proposta, serão encaminhadas para o processo de revisão às cegas por pares, conforme as normas da Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades.
Organização:
Marlene Barbosa de Freitas Reis – Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ, com estágio de pós-doutoramento em Gestão da Informação e Conhecimento pela Universidade do Porto, Portugal. Docente do curso de Pedagogia (UnU Inhumas), do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UEG) da Universidade Estadual de Goiás. E-mail: marlenebfreis@hotmail.com
Viviane Pires Viana Silvestre – Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, com estágio de pós-doutoramento pelo mesmo programa. Docente do curso de Letras Português e Inglês e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás (Unidade de Anápolis - Ciências Socioeconômicas e Humanas - UnUCSEH/UEG). E-mail: viviane.silvestre@ueg.br
Saiba mais Saiba mais sobre CHAMADA PÚBLICA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO: “LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES”A Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades finalizou o ano de 2020 tendo registrado todos os seus artigos de seu periódico eletrônico junto à CrossRef, agência oficial de registro de identificador de objeto digital. Cada artigo publicado possui, assim, um número de identificação única chamado DOI - Digital Object Identifier.
Com esse número, os autores podem garantir a identificação de autoria de suas publicações, além de facilitar o preenchimento de plataformas de pesquisadores como o Lattes do CNPq e o ORCID, pois os dados são capturados automaticamente pelas plataformas.
É altamente recomendável que cada autor atualize ou insira o DOI nas referidas plataformas como forma de ampliar a divulgação e circulação de seus artigos, bem como fazer constar na lista referências ao citar tais artigos em futuras publicações.
Vamos fazer seus artigos circularem? Acompanhe a Muiraquitã nas redes sociais.
Saiba mais Saiba mais sobre Número do DOI - Digital Object Identifier System
Cronograma de submissões e publicações 2021:
Vol. 9 N1
Recebimento de artigos até março de 2021
Publicação: junho de 2021
Vol. 9 N2
Recebimento de artigos até agosto de 2021
Publicação: novembro de 2021
Saiba mais Saiba mais sobre Agradecimento e cronograma 2021MUIRAQUITÃ – REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES
Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades é um periódico eletrônico, semestral, editado sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI) da Universidade Federal do Acre – (UFAC), sem fins lucrativos, com o objetivo de propiciar o intercâmbio, circulação e difusão de estudos e pesquisas nas áreas de Linguística, Letras e Artes; Ciências Humanas e Sociais.
Mantida por Instituição Federal de Ensino localizada em uma das mais estratégicas fronteiras amazônicas e panamazônicas, a Muiraquitã tem como um dos focos principais mobilizar e envolver pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação de universidades dessa macro região, bem como manter relações com as experiências de professores da educação básica e de movimentos sociais das florestas e cidades amazônico-andinas.
As contribuições, na forma de artigos, entrevistas, ensaios e resenhas, poderão ser livres ou vinculadas a dossiês temáticos organizados por profissionais do PPGLI – UFAC e outras instituições ou programas de pós-graduação.
Saiba mais Saiba mais sobre Chamada de artigos - fluxo contínuo
Dossiê Temático: Políticas Educacionais e Formação Humana
Organizadoras:
Renata Cristina Lopes Andrade (FURG)
Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG)
Tânia Mara Rezende Machado (UFAC)
Viviani Fernanda Hojas (UFAC)
O Dossiê Temático Políticas educacionais e formação humana pretende reunir contribuições de pesquisadores do campo da educação, letras e humanidades de diferentes localidades para colocar em questão as políticas educacionais e a formação humana. Busca olhares na direção dos desafios e das possibilidades da educação em um cenário de perversidades que desqualificam e coisificam o ser humano e o impede de desenvolver todo o seu potencial.
Eis o convite para refletir sobre a formação humana mediante as políticas educacionais, as práticas educativas, a formação docente, o currículo, os espaços escolares e não-escolares, entre outros. A conjuntura atual impõe a necessidade dessa reflexão conjunta, bem como de avaliações, balanços, perspectivas, problematizações e tensionamentos voltados à recuperação dos sentidos e significados fundamentais da educação.
Assim, com a presente chamada de dossiê da Muiraquitã – Revista de Letras e Humanidades, propomos o pensamento conjunto sobre a complexa ação educacional de modo a tecermos discussões profícuas para a afirmação de um vir a ser de formação humana efetiva.
Data limite para a submissão do artigo no sistema da Revista: 30 de maio de 2020.
Data da publicação do Dossiê Temático: 30 de julho de 2020.
As diretrizes para autores e outras informações adicionais podem ser acessadas pelo link: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui
Saiba mais Saiba mais sobre Chamada para publicação Revista MuiraquitãBases de dados ou indexadores:
Portais, diretórios e repositórios:
Associações:
Muiraquitã - Revista de Letras e Humanidades é um periódico eletrônico, semestral, editado sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI) da Universidade Federal do Acre, por meio da Editora Nepan, e Editora da Ufac (Edufac), sem fins lucrativos, com o objetivo de propiciar o intercâmbio, circulação e difusão de estudos e pesquisas nas áreas de Linguística e Literatura, Artes, Ciências Humanas e Sociais.
E-ISSN: 2525-5924 | Ano de criação: 2013 | Área do conhecimento: Letras e Humanidades | Periodicidade: Semestral | DOI: https://doi.org/10.29327/
Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades © 2015 by
Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade is licensed under CC BY-NC-ND 4.0