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Cronograma de submissões e publicações 2021:

Vol. 9 N1 | Recebimento de artigos até março de 2021 | Publicação: junho de 2021

Vol. 9 N2 | Recebimento de artigos até agosto de 2021 |Publicação: novembro de 2021

   

  • Chamada pública para dossiê temático: Museus Universitários: Perspectivas empíricas, Linguagens e Humanidades

    2024-05-05

    Convidamos pesquisadores e pesquisadoras interessadas e os autores e autoras que participaram do VII Fórum Permanente de Museus Universitários (VII FPMU), realizado na cidade do Rio de Janeiro em 2023 com o tema “30 anos depois… para que(m) ainda serve(m) os museus e coleções universitárias? Panoramas históricos, provocações reflexivas, perspectivas empíricas e proposições metodológicas para o século XXI” a  submeterem os trabalhos completos, em formato de artigo. As produções serão reunidas no dossiê temático “Museus Universitários: Perspectivas empíricas, Linguagens e Humanidades” a ser publicado na Revista Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades, do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI) da Universidade Federal do Acre – (UFAC).

     

    Encerramento do recebimento de artigos: 1 de agosto de 2024

     

    Publicação: dezembro de 2024.

     

    Instruções:

     

    As diretrizes para apresentação do(s) manuscrito(s) constam no portal da Muiraquitã: Revista        de      Letras         e        Humanidades (https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/about/submissions).

     

    Todas as propostas deverão ser enviadas via sistema da Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades (https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/about/submissions).

     

     

    Organização:

     

    Aline Miranda e Souza - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Proped-UERJ) , Bacharel em Ciências Sociais pelaniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2014) e licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF (2017), atua como Educadora Museal na Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (MN-UFRJ). Atualmente é co-gestora da Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro (REM-RJ). E-mail: aline@mn.ufrj.br.

     

    Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro - Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (2006); Mestre em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) (2009); Especialista em Acessibilidade Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2014), Doutora em Ciências (Geologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2014). Foi bolsista de Pós-doutorado Júnior do CNPq, na Coordenação de Museologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) (2017-2018). Atualmente é museóloga e diretora do Museu da Geodiversidade (MGeo - IGEO - UFRJ) e

     

    integra o quadro de professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO - MAST) e do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural (UFRJ), onde atua também como vice-coordenadora. E-mail: alinecastro@igeo.ufrj.br.

     

    Andréa Fernandes Costa - Licenciada em História pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP), Mestra e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu-UNIRIO). Atua como educadora museal na Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (MN-UFRJ). É docente do Departamento de Estudos de Processos Museológicos, lecionando para os cursos de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e docente do Curso de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência (Casa de Oswaldo Cruz - FIOCRUZ). Atualmente é co-gestora do Comitê de Educação e Ação Cultural do Brasil - CECA BR/ICOM e Presidenta da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências - ABCMC. E-mail: andrea@mn.ufrj.br

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  • Dossiê "EmDependênciasSeculares"

    2022-08-08

    Como se a vida não fosse feita de instantes presentes, nos exercitamos nesta escrita/convocatória para dizer de centenários, ou seja, para flutuar nas bordas das generalizantes celebrações, tendo por referência uma seleção de data alusivas a idealizações urdidas nos limiares do visibilizar/invisibilizar mundos/seres, gentes/línguas, naturezas/culturas: 2022 ↔ 1922 ↔ 1822 ↔ 1722 ↔ 1622 ↔ 1522.

    Em cinco séculos, simbolizados nas datas em destaque, a violência aguda se metamorfoseia inerente ao secular estágio colonizatório da terra nomeada/renomeada de Vera Cruz, dos Papagaios, Santa Cruz, Pau-Brasil, Brasil, sempre em conformidade com a escrita fundacional, apagando as inúmeras definições presentes nas centenas de linguagens das gentes que aí viviam/vivem.

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  • Chamada pública para volume especial da Muiraquitã

    2021-08-10
    DOSSIÊ TEMÁTICO EDIÇÃO COMEMORATIVA: 50 ANOS DAS LETRAS NA UFAC

    Para o dossiê serão bem vindas as contribuições que evidenciem estudos teóricos, críticos e/ou metodológicos nas áreas das letras na UFAC, em formato de artigos científicos, resenhas, ensaios ou de entrevistas. Assim, convidamos pesquisadores, docentes e estudantes a enviarem contribuições inéditas para compor o dossiê temático Edição Comemorativa: 50 anos das Letras na UFAC, a ser publicado na Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades no segundo semestre de 2021.

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  • CHAMADA PÚBLICA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO: “LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES”

    2021-05-20

    Com o objetivo de contribuir na difusão e socialização de resultados de estudos e pesquisas na intersecção de diferentes temáticas dentro do amplo escopo da tríade linguagens-educação-diversidades, convidamos pesquisadoras/es, docentes, estudantes e ativistas sociais a enviarem contribuições inéditas para compor o dossiê temático “Linguagens, Educação e Diversidades”, a ser publicado na Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades, no v.09, n.2. A presente chamada de dossiê temático acolherá artigos – frutos de pesquisa empírica ou de revisão bibliográfica – que trazem à tona reflexões acerca de temáticas como: direitos humanos, literatura e identidades invisibilizadas na escola, vivências educacionais em tempos de pandemia,  diversidade cultural, inclusão escolar e educação especial, e demais temas que promovam a interseccionalidade de estudos nas áreas de Linguística e Literatura e Educação, com foco em Diversidades. Assim, o dossiê temático “Linguagens, Educação e Diversidades” visa problematizar temas de relevância acadêmica, científica, educacional, mas sobretudo social.

    Encerramento do recebimento de artigos: 15 de agosto de 2021.

    Previsão de publicação: novembro de 2021.

     Instruções:

    - As diretrizes para apresentação do(s) manuscrito(s) constam no portal da Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades (https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/about/submissions), com exceção de apenas um item específico para esta chamada: pelo menos um/a dos/as autores/as do manuscrito deve conter o título de doutor/a.

    - Todas as propostas deverão ser enviadas via sistema da Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades (https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/about/submissions), indicando nos comentários para o/a editor/a que a direcione às organizadoras do dossiê temático “Linguagens, Educação e Diversidades”.

    - As submissões passarão por análise preliminar das organizadoras quanto à adequação ao escopo do dossiê temático. Caso sejam consideradas adequadas à proposta, serão encaminhadas para o processo de revisão às cegas por pares, conforme as normas da Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades.

     Organização:

    Marlene Barbosa de Freitas Reis – Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ, com estágio de pós-doutoramento em Gestão da Informação e Conhecimento pela Universidade do Porto, Portugal. Docente do curso de Pedagogia (UnU Inhumas), do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UEG) da Universidade Estadual de Goiás. E-mail: marlenebfreis@hotmail.com

    Viviane Pires Viana Silvestre – Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, com estágio de pós-doutoramento pelo mesmo programa. Docente do curso de Letras Português e Inglês e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás (Unidade de Anápolis - Ciências Socioeconômicas e Humanas - UnUCSEH/UEG). E-mail: viviane.silvestre@ueg.br

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  • Número do DOI - Digital Object Identifier System

    2021-01-06

    A Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades finalizou o ano de 2020 tendo registrado todos os seus artigos de seu periódico eletrônico junto à CrossRef,  agência oficial de registro de identificador de objeto digital. Cada artigo publicado possui, assim, um número de identificação única chamado DOI - Digital Object Identifier.

    Com esse número, os autores podem garantir a identificação de autoria de suas publicações, além de facilitar o preenchimento de plataformas de pesquisadores como o Lattes do CNPq e o ORCID, pois os dados são capturados automaticamente pelas plataformas. 

    É altamente recomendável que cada autor atualize ou insira o DOI nas referidas plataformas como forma de ampliar a divulgação e circulação de seus artigos, bem como fazer constar na lista referências ao citar tais artigos em futuras publicações.

    Vamos fazer seus artigos circularem? Acompanhe a Muiraquitã nas redes sociais.

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  • Chamada de artigos - fluxo contínuo

    2020-06-05

    MUIRAQUITÃ – REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES

    Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades é um periódico eletrônico, semestral, editado sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI) da Universidade Federal do Acre – (UFAC), sem fins lucrativos, com o objetivo de propiciar o intercâmbio, circulação e difusão de estudos e pesquisas nas áreas de Linguística, Letras e Artes; Ciências Humanas e Sociais.

    Mantida por Instituição Federal de Ensino localizada em uma das mais estratégicas fronteiras amazônicas e panamazônicas, a Muiraquitã tem como um dos focos principais mobilizar e envolver pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação de universidades dessa macro região, bem como manter relações com as experiências de professores da educação básica e de movimentos sociais das florestas e cidades amazônico-andinas.

    As contribuições, na forma de artigos, entrevistas, ensaios e resenhas, poderão ser livres ou vinculadas a dossiês temáticos organizados por profissionais do PPGLI – UFAC e outras instituições ou programas de pós-graduação.

     

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  • Chamada para publicação Revista Muiraquitã

    2020-01-20

    Dossiê Temático: Políticas Educacionais e Formação Humana

    Organizadoras:

    Renata Cristina Lopes Andrade (FURG)

    Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (FURG)

    Tânia Mara Rezende Machado (UFAC)

    Viviani Fernanda Hojas (UFAC)

    O Dossiê Temático Políticas educacionais e formação humana pretende reunir contribuições de pesquisadores do campo da educação, letras e humanidades de diferentes localidades para colocar em questão as políticas educacionais e a formação humana. Busca olhares na direção dos desafios e das possibilidades da educação em um cenário de perversidades que desqualificam e coisificam o ser humano e o impede de desenvolver todo o seu potencial.

    Eis o convite para refletir sobre a formação humana mediante as políticas educacionais, as práticas educativas, a formação docente, o currículo, os espaços escolares e não-escolares, entre outros. A conjuntura atual impõe a necessidade dessa reflexão conjunta, bem como de avaliações, balanços, perspectivas, problematizações e tensionamentos voltados à recuperação dos sentidos e significados fundamentais da educação.

    Assim, com a presente chamada de dossiê da MuiraquitãRevista de Letras e Humanidades, propomos o pensamento conjunto sobre a complexa ação educacional de modo a tecermos discussões profícuas para a afirmação de um vir a ser de formação humana efetiva.

    Data limite para a submissão do artigo no sistema da Revista: 30 de maio de 2020.

    Data da publicação do Dossiê Temático: 30 de julho de 2020.

    As diretrizes para autores e outras informações adicionais podem ser acessadas pelo link: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui

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