Dossiê "Linguagens e diversidades nas Amazônias"

2023-05-26

Com o objetivo de contribuir na difusão e socialização de resultados de estudos e pesquisas desenvolvidas nas Amazônias, o Grupo de Trabalho da ANPOLL “Estudos Linguísticos da Amazônia Brasileira” convida pesquisadoras/es, docentes, estudantes e ativistas sociais a enviarem contribuições inéditas para compor o dossiê temático “Linguagens e Diversidades nas Amazônias”, a ser publicado na Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades, no v.12, n.1. A presente chamada de dossiê temático acolherá artigos – frutos de pesquisa empírica ou de revisão bibliográfica – que trazem à tona reflexões acerca de temáticas como: linguagens e identidades invisibilizadas, linguagens e vivências em tempos de pandemia, diversidade linguístico-cultural, formação docente, ensino e aprendizagem de línguas, e demais temas que promovam a interseccionalidade de estudos da linguagem em diferentes perspectivas. Assim, o dossiê visa problematizar temas de relevância acadêmica, científica, educacional, mas sobretudo linguística.

Encerramento do recebimento de artigos: 06 de maio de 2024

Previsão de publicação: julho de 2024

 Instruções:

- As diretrizes para apresentação do(s) manuscrito(s) constam no portal da Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades (https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/about/submissions), com exceção de apenas um item específico para esta chamada: pelo menos um/a dos/as autores/as do manuscrito deve conter o título de doutor/a.

- Todas as propostas deverão ser enviadas via sistema da Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades (https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/about/submissions), indicando nos comentários para o/a editor/a que a direcione às organizadoras do dossiê temático “Linguagens, Educação e Diversidades”.

- As submissões passarão por análise preliminar das organizadoras quanto à adequação ao escopo do dossiê temático. Caso sejam consideradas adequadas à proposta, serão encaminhadas para o processo de revisão às cegas por pares, conforme as normas da Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades.

 Organização:

Leandra Ines Seganfredo Santos – Doutora em Estudos Linguísticos pela UNESP, com estágio de pós-doutoramento em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP. Docente do curso de Pedagogia, dos Programas de Pós-graduação stricto sensu, Mestrado Acadêmico em Letras e Mestrado Profissional em Rede (PROFLETRAS), na UNEMAT, câmpus Sinop. E-mail: leandraines@unemat.br

Neusa Inês Philippsen – Doutora em Letras pela USP; com estágio de pós-doutoramento em Dialetologia Pluridimensional e línguas de (i)migração, na Universidade de Augsburg/Alemanha; e estágio de pós-doutoramento em Dialetologia Pluridimensional e morfossintaxe na USP. Docente do curso de Letras, dos Programas de Pós-graduação stricto sensu, Mestrado Acadêmico em Letras e Mestrado Profissional em Rede (PROFLETRAS), na UNEMAT, câmpus Sinop. E-mail: neusa.philippsen@unemat.br

Shelton Lima de Souza – Doutor em Linguística pela UFRJ com estágio de pós-doutoramento em Linguística e Educação na Universidade Federal do Norte do Tocantins/UFNT. Docente de Linguísticas dos cursos de Letras, dos Programas de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade/PPGLI e do Mestrado Profissional em Letras/ProfLetras, na Universidade Federal do Acre/UFAC. E-mail: shelton.souza@ufac.br

E-mail: shelton.souza@ufac.br