Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Demanda Contínua

v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: CAMPO EPISTEMOLÓGICO, FORMATIVO E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

AVALIAÇÃO FORMATIVA: limites e possibilidades

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.18-20
Enviado
março 1, 2024
Publicado
2024-04-30

Resumo

O objetivo do presente artigo é diferenciar as finalidades formativa e somativa da avaliação, evidenciando o uso formativo das avaliações para o trabalho pedagógico em sala de aula. Pretende-se evidenciar que existe certa tensão entre essas duas finalidades da avaliação, mas ao final, é possível verificar que, mesmo a avaliação somativa, pode ser utilizada formativamente. Ao longo do texto é evidenciado que os resultados da avaliação somativa podem ser utilizados em sala de aula. Para realização do estudo foi utilizada revisão bibliográfica acerca do tema. O entendimento adequado acerca das limitações e potencialidades de cada finalidade que a avaliação possui é uma ferramenta importantíssima nas mãos dos professores. De forma especial, neste manuscrito, é dada uma ênfase maior acerca da avaliação formativa, pois ela é uma aliada fundamental tanto para o trabalho docente, quanto para o autoconhecimento e crescimento dos estudantes ao longo do processo ensino-aprendizagem. Por fim, são disponibilizadas diferentes técnicas que podem ser utilizadas na avaliação formativa.

Referências

  1. BOSTON, C. S. The Concept of Formative Assessment. ERIC Digest. In: ERIC Clearinghouse on Assessment and Evaluation College Park MD. The Concept of Formative Assessment. ERIC Digest, p. 1-8, Out./2002. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED470206.pdf
  2. BLACK, P.; WILIAM, D. Assessment and classroom learning. Assessment in Education, v.5, n. 1, p. 7-74, 1998.
  3. BENNETT, R. E. A critical look at the meaning and basis of formative assessment AfL KLT. ETS Report, RM-09-06, p. 1-31, 2009.
  4. OECD/CERI. International Conference “Learning in the 21st Century: Research, Innovation and Policy”. Assessment for Learning - Formative Assessment, 2005. Disponível em: https://www.oecd.org/site/educeri21st/40600533.pdf. Acesso: 05/09/2022.
  5. POPHAM, W. J. Transformative Assessment. Alexandria, VA: ASCD, 2008.
  6. QUEIROZ-NETO et. al. Avaliação formativa: estratégia no ensino remoto na pandemia de Covid-19. Estudos em Avaliação Educacional, v. 33, e08463, 2022.
  7. SILVA, N. L.; MENDES, O.M. Avaliação formativa no ensino superior: avanços e contradições. Revista Avaliação, v. 22, n. 1, p. 271-297, 2017.
  8. WYLIE, E. C. et al. Improving formative assessment practice to empower student learning. CA, USA: Corwin Press, 2013. DOI: https://dx.doi.org/10.4135/9781452275437