A A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, AS NARRATIVAS E AS RUAS

um processo pedagógico de construção de si

Autores

Palavras-chave:

EJA; narrativas de vida; ruas

Resumo

Este artigo, em parte, é resultado de uma dissertação de mestrado que trata da construção de histórias de vida de sujeitos em situação de vulnerabilidade social, pertencentes a um território localizado na cidade de Fortaleza, capital do Ceará. O objetivo deste estudo foi o de compreender de que maneira esses sujeitos construíram as suas práticas de vida tendo como base o seu processo pedagógico vivencial em espaços formais e informais de ensino. Nesse percurso, a dimensão da narrativa de vida, em seu aspecto educativo, foi refletida em sus diversas nuances epistêmicas. Houve, em outra parte, após esse processo de construção da pesquisa apresentada na dissertação, a tessitura de reflexões ampliadas pelos sujeitos pesquisadores que compuseram a construção desse artigo científico. A dimensão metodológica empírica do trabalho consistiu-se como uma construção dialógica, tendo como ferramenta base desse processo a entrevista narrativa com sujeitos pertencentes à Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. Tal fato teve o intuito de possibilitar novos encontros pedagógicos em relação a presente temática, evidenciando a EJA como espaço possível de integração entre os saberes formais e informais de ensino.

Biografia do Autor

Tiago Bruno Areal Barra, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Doutorando em Educação (UFC) / Pesquisador Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco-Relacional, Educação Popular Freireana (GEAD - UFC) / Consultor de Pesquisas Acadêmicas e Projetos Sociais / Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. 

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

AREAL BARRA, T. B. .; MUNIZ CHAVES, F. A A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, AS NARRATIVAS E AS RUAS: um processo pedagógico de construção de si. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 147–156, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5182. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático