COTIDIANOS DAS ESCOLAS
interfaces entre éticas, estéticas, poéticas e políticas
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.9.21-3Palavras-chave:
Cotidianos - Epistemologias do Sul -Narrativas - Formação docente- Interculturalidade.Resumo
Este artigo reflete sobre os desafios e potencialidades da investigação qualitativa baseada em narrativas, destacando a importância das epistemologias do Sul e das práticas emancipatórias na formação docente. A pesquisa enfatiza a necessidade de escuta atenta e sensível ao que ocorre no dia a dia das escolas, buscando visibilizar saberes marginalizados e transgredir modelos pedagógicos hegemônicos. A partir das duas pesquisas, um em Roraima com formação de docentes indígenas e outro em Nilópolis sobre a formação continuada de professores da educação infantil, o artigo analisa as tensões e desafios na construção de currículos inclusivos e pluriepistemológicos. Assim, propõe um paradigma educativo que reconheça a pluralidade dos saberes e a interculturalidade como elementos essenciais para uma educação mais democrática e equitativa.
PALAVRAS-CHAVE: Cotidianos - Epistemologias do Sul -Narrativas - Formação docente- Interculturalidade.
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