COTIDIANOS DAS ESCOLAS

interfaces entre éticas, estéticas, poéticas e políticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.9.21-3

Palavras-chave:

Cotidianos - Epistemologias do Sul -Narrativas - Formação docente- Interculturalidade.

Resumo

Este artigo reflete sobre os desafios e potencialidades da investigação qualitativa baseada em narrativas, destacando a importância das epistemologias do Sul e das práticas emancipatórias na formação docente. A pesquisa enfatiza a necessidade de escuta atenta e sensível ao que ocorre no dia a dia das escolas, buscando visibilizar saberes marginalizados e transgredir modelos pedagógicos hegemônicos. A partir das duas pesquisas, um em Roraima com formação de docentes indígenas e outro em Nilópolis sobre a formação continuada de professores da educação infantil, o artigo analisa as tensões e desafios na construção de currículos inclusivos e pluriepistemológicos. Assim, propõe um paradigma educativo que reconheça a pluralidade dos saberes e a interculturalidade como elementos essenciais para uma educação mais democrática e equitativa.

 

PALAVRAS-CHAVE: Cotidianos - Epistemologias do Sul -Narrativas - Formação docente- Interculturalidade.

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Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos Monteiro, Unesa-SME Nilópolis

Professora da Rede Municipal de Educação de Nilópolis. Professora da Universidade Estácio de Sá. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Unesa.

Catarina Janira Padilha, UNESA - SEED/RR

Doutoranda em Educação na Unesa.Professora Atendimento Educacional Especializado SEED/RR e SMEC/PMBV e da Licenciatura em Educação Especial Inclusiva Intercultural - Parfor Equidade/Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena – UFRR.

Inês Barbosa de Oliveira, Universidade Estácio de Sá / UNESA

Doutora em Educação, pós-doutora pela Universidade de Coimbra. Professora titular aposentada da UERJ. Professora do Programa de Pós-Graduação da Unesa, Rio de Janeiro. Pesquisadora 1B do CNPq e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ).

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Publicado

27.03.2025

Como Citar

DOS SANTOS MONTEIRO, Ana Paula; JANIRA PADILHA, Catarina; BARBOSA DE OLIVEIRA, Inês. COTIDIANOS DAS ESCOLAS: interfaces entre éticas, estéticas, poéticas e políticas. Communitas, Rio Branco, v. 9, n. 21, p. e8537, 2025. DOI: 10.29327/268346.9.21-3. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8537. Acesso em: 24 abr. 2025.

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