A A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, AS NARRATIVAS E AS RUAS
um processo pedagógico de construção de si
Keywords:
EJA; narrativas de vida; ruasAbstract
Este artigo, em parte, é resultado de uma dissertação de mestrado que trata da construção de histórias de vida de sujeitos em situação de vulnerabilidade social, pertencentes a um território localizado na cidade de Fortaleza, capital do Ceará. O objetivo deste estudo foi o de compreender de que maneira esses sujeitos construíram as suas práticas de vida tendo como base o seu processo pedagógico vivencial em espaços formais e informais de ensino. Nesse percurso, a dimensão da narrativa de vida, em seu aspecto educativo, foi refletida em sus diversas nuances epistêmicas. Houve, em outra parte, após esse processo de construção da pesquisa apresentada na dissertação, a tessitura de reflexões ampliadas pelos sujeitos pesquisadores que compuseram a construção desse artigo científico. A dimensão metodológica empírica do trabalho consistiu-se como uma construção dialógica, tendo como ferramenta base desse processo a entrevista narrativa com sujeitos pertencentes à Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. Tal fato teve o intuito de possibilitar novos encontros pedagógicos em relação a presente temática, evidenciando a EJA como espaço possível de integração entre os saberes formais e informais de ensino.
References
BRANDÃO, Thaís Oliveira e GERMANDO, Idilva Maria Pires. Experiência, Memória e Sofrimento em Narrativas Autobiográficas de Mulheres. Psicologia & Sociedade. nº 21 (1), 5-15, 2009.
CAVALCANTE, Juraci Maia. Identidade Narrativa e Autobiografia: elementos teóricos e Metodológicos para uma Pedagogia da Escrita Histórica. In: BEZERRA, J. A. B.; ROCHA, A. M. História da Educação: Arquivos, Documentos, Historiografia, Narrativas Orais e Outros Rastros. Fortaleza: Edições UFC, 2008.
CYRULNIK, Boris. Os Patinhos Feios. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
_______, Paulo. Pedagogia da Solidariedade. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
JCHELOVITCH, Sandra e BAUER, Martin W. Entrevista Narrativa. In: BAUER, Martin W. e GASKELL, George. Pesquisa Qualitativa com Texto Imagem e Som: Um Manual Prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
MELUCCI, Alberto. O Jogo do Eu: a mudança de si em uma sociedade global. RS: Editora Unisinos, 2004.
NOBREGA, A. N.; MAGALHÃES, C. E. A. Narrativa e Identidade: Contribuições da Avaliação no Processo de (re) Construção Identitária em Sala de Aula Universitária. Revista Veredas Atemática. V.16. n. 2. 2012.
PAIS, Machado. Vida Cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003.
PINEAU, Gaston. As Histórias de vida em formação: gênese de uma corrente de pesquisa-ação-formação existencial. In: Educação e Pesquisa. V. 32, no. 02, maio/agosto, 2006, pp. 329-343.
PINEAU, Gaston. As Histórias de Vida. Natal, RN: EDUFRN, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Communitas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.