HÁ ESPAÇO PARA AS INFÂNCIAS DAS CLASSES POPULARES NO COTIDIANO DA CRECHE?
O que nos contam as professoras?
DOI:
https://doi.org/10.29327.268346.9.22-18Palabras clave:
Prácticas Pedagógicas. Guarderías. Profesoras. Infancia.Resumen
El presente estudio tem como objetivo general investigar y problematizar a comprender a los profesores que trabajan en una guardería municipal, en el estado de Río de Janeiro, en cuanto al trabajo pedagógico que desenvuelven en el contexto de la sala de aula. Com isso, para a produção dos dados, buscou-se uma pesquisa numa perspectiva cualitativa, foram utilizado entrevistas coletivas com as profesoras que atuam na creche participante da pesquisa. Os dados produzidos possibilitaram comprender como o trabalho pedagógico na creche é entendido e praticado, evidenciando as tensões e as possibilidades enfrentadas nas relações entre adultos y niños, considerando a categoria do planejamento e da prática vivida cotidianamente. Apesar de os documentos anunciarem a criança enquanto sujeito de direitos e de saberes, as práticas pedagógicas enunciadas pelas profesoras, evidenciam as marcas do adultocentrismo e das concepções que perpassam o cotidiano da creche. Além disso, o planejamento se constitui como um documento burocrático e utilizado apenas como comprovação do que se foi trabalhado, sem a participação das crianças e com a marca de prácticas escolaresizantes y transmissivas.
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