REFLETINDO AS CRENÇAS NO CURSO DE LETRAS ESPANHOL DA UECE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.20-21

Palabras clave:

Língua Espanhola, Formação, Crenças.

Resumen

O presente artigo é um recorte da nossa pesquisa de doutorado intitulada “Ressignificando o tratamento didático do texto literário em língua espanhola na universidade para a formação de professores/as de cursos de idiomas”, realizada no Posla da UECE. Temos como objetivo neste artigo analisar os depoimentos dos investigados a respeito da importância que a Língua Espanhola teve em suas vidas desde crianças e o que os motivou a fazer a licenciatura de Letras Espanhol. Esses depoimentos foram coletados durante a pesquisa. A nossa metodologia se baseou na pesquisa-ação, tendo como um dos instrumentos o Grupo Focal. O referencial teórico conta com Barcelos (2007, 2013), Dalinghaus, Nonemacher e Batista (2017), Carvalho e Costa Junior (2021) e outros. Ao final da pesquisa concluímos que vários fatores fizeram com que os professores em formação investigados tivessem crenças a respeito da relevância da Língua Espanhola na sociedade e que pretendem ser docentes desse idioma.

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Biografía del autor/a

Maria Ocenéia dos Santos Rocha, Universidade Estadual do Ceará

Doutora e Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará e Professora Assistente do Curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

2024-11-19

Cómo citar

ROCHA, Maria Ocenéia dos Santos. REFLETINDO AS CRENÇAS NO CURSO DE LETRAS ESPANHOL DA UECE. Communitas, Rio Branco, v. 8, n. 20, p. 393–412, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.20-21. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8047. Acesso em: 12 may. 2025.

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