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Dossiê Temático

Vol. 4 Núm. 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO

De Rayuela a Bandersnatch: los caminos narrativos de la hiperficción: OS CAMINHOS NARRATIVOS DA HIPERFICÇÃO

Enviado
January 15, 2020
Publicado
2020-05-29

Resumen

O presente artigo pretende explorar o conceito de hiperficção a partir de duas narrativas analógicas apresentadas na metade do Século XX, especificamente O Jardim dos caminhos que se bifurcam, de Jorge Luis Borges (1941), e o Jogo da Amarelinha, de Julio Cortázar (1963), para desenvolver uma análise da narrativa digital de Bandersnatch, primeiro filme interativo elaborado pelos criadores do seriado Black Mirror, lançado em dezembro de 2018 na plataforma em streaming Netflix. Quando adentra o suporte digital, a hiperficção possui a caraterística marcante de possibilitar a interação mediada pelo hipertexto, em maior ou menor medida, permitindo o leitor/espectador/usuário de decidir sobre os rumos da história. A reflexão apresentada neste artigo pretende, portanto, entender esses novos caminhos narrativos da ficção na era da hipermídia, conceituada como hiperficção – um fenômeno contemporâneo que apaga as fronteiras demarcadas entre literatura, filmes, games e hipertextos.

 

Citas

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