Doutora e Mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialista em Ensino de Sociologia para o Ensino Médio pela Universidade Federal de Saúde Maria (UFSM), Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Entre 2018 e 2019, foi contemplada com bolsa PDSE-Capes para realizar mobilidade acadêmica no Centre de Recherche Médecine, Science, Santé et Société - CERMES 3, na França. Atualmente, é docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Juventudes, Educação e Saúde JES/UESB/CNPq.
Este artigo versa sobre a cultura digital na educação e dialoga sobre a importância da formação continuada para a prática pedagógica dos professores, com o objetivo de refletir sobre esses aspectos, ampliar e maximizar os conteúdos e as discussões que alargam os conhecimentos, a fim de contribuir com a qualificação profissional do ser docente. Caracteriza-se com uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo e de caráter teórico, com vistas à reflexões dialogadas com as bibliografias referenciais. A cultura digital se refere às mudanças ocasionadas pela tecnologia e pela internet, que afetam diretamente o modo como nos relacionamos e interagimos com o mundo, redimensionando para novas práticas sociais. A formação continuada é compreendida como uma linha de continuidade com o intuito de aprofundamento, atualização, aperfeiçoamento de saberes e habilidades necessárias para atender às demandas exigidas em determinada atuação. Na educação, essa formação configura-se como capacitação essencial pós formação inicial, visto que um curso de graduação tem duração pontual. Como a nossa sociedade está em constante transformação, é preciso que professores realizem outras formações complementares para ampliar os conhecimentos na área de atuação e atender às novas demandas da educação. A cultura digital e a formação continuada dialogam entre si, pois ela precisa estar inserida na dinâmica escolar e os professores precisam estar atentos para sua maneira planejada de inserção, levando em consideração a sua importância, visto que o novo contexto da sociedade brasileira demanda atualização na formação dos professores, pois houve um avanço no uso das tecnologias que impacta diretamente a área da educação.
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