Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Dossiê Temático

v. 8 n. 19 (2024): (MULTI)LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO: a importância da formação continuada para a prática pedagógica

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.19-9
Enviado
fevereiro 20, 2024
Publicado
2024-09-27

Resumo

Este artigo versa sobre a cultura digital na educação e dialoga sobre a importância da formação continuada para a prática pedagógica dos professores, com o objetivo de refletir sobre esses aspectos, ampliar e maximizar os conteúdos e as discussões que alargam os conhecimentos, a fim de contribuir com a qualificação profissional do ser docente. Caracteriza-se com uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo e de caráter teórico, com vistas à reflexões dialogadas com as bibliografias referenciais. A cultura digital se refere às mudanças ocasionadas pela tecnologia e pela internet, que afetam diretamente o modo como nos relacionamos e interagimos com o mundo, redimensionando para novas práticas sociais. A formação continuada é compreendida como uma linha de continuidade com o intuito de aprofundamento, atualização, aperfeiçoamento de saberes e habilidades necessárias para atender às demandas exigidas em determinada atuação. Na educação, essa formação configura-se como capacitação essencial pós formação inicial, visto que um curso de graduação tem duração pontual. Como a nossa sociedade está em constante transformação, é preciso que professores realizem outras formações complementares para ampliar os conhecimentos na área de atuação e atender às novas demandas da educação. A cultura digital e a formação continuada dialogam entre si, pois ela precisa estar inserida na dinâmica escolar e os professores precisam estar atentos para sua maneira planejada de inserção, levando em consideração a sua importância, visto que o novo contexto da sociedade brasileira demanda atualização na formação dos professores, pois houve um avanço no uso das tecnologias que impacta diretamente a área da educação.

Referências

  1. BARTOLOMÉ, António et al. Educação na cultura digital: novas ambiências de aprendizagem e implicações para a formação de professores. Perspectiva, v. 39, n. 3, p. 1-22, 2021.
  2. BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Dispõe sobre o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. 2014.
  3. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2018
  4. BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília, Distrito Federal. 2020.
  5. BRASIL. Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Dispõe sobre a Política Nacional de Educação Digital. Brasília, Distrito Federal. 2023.
  6. BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Educação na Cultura Digital. Disponível em: http://educacaonaculturadigital.mec.gov.br/. Acesso em: 10 fev. 2024.
  7. CERNY, Roseli Zen; et al. Formação de Educadores na Cultura Digital: a construção coletiva de uma proposta. UFSC: Florianópolis 2017.
  8. CORRÊA, Maiara Lenine Bakalarczyk; BOLL, Cintia Inês; NOBILE, Marcia Finimundi. Cultura digital, mídias móveis e metodologias ativas: potencialidades pedagógicas. Revista Diálogo Educacional, v. 22, n. 72, p. 416-440, 2022.
  9. CUERVO, Luciane da Costa et al. Cultura digital e docência: possibilidades para a educação musical. Acta Scientiarum. Education, v. 41, 2019.
  10. FÜHR, Regina Candida; HAUBENTHAL, Wagner Roberto. Educação 4.0 e seus impactos no século XXI. Educação no Século XXI, v. 36, p. 61, 2018.
  11. JUNGES, Fábio César; KETZER, Charles Matin; DE OLIVEIRA, Vânia Maria Abreu. Formação continuada de professores: Saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, v. 3, n. 9, p. 88-101, 2018.
  12. KOHLS-SANTOS, Pricila; MOROSINI, Marília Costa. O revisitar da metodologia do Estado do Conhecimento para além de uma Revisão Bibliográfica. Revista Panorâmica online, v. 33, 2021.
  13. MARTINS, Cristina; GIRAFFA, Lucia Maria Martins. Gamificação, pensamento computacional e cultura maker: Potencialidades advindas de estratégias docentes alinhadas à cultura digital. In: Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária. Disponível em: https://ebooks.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/cidu/assets/edicoes/2018/arquivos/210.pdf. 2018. Acesso em 19 de fev. de 2024.
  14. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa
  15. qualitativa em saúde. 10. ed. Rio de Janeiro: Hucitec, 2007.
  16. MOROSINI, Marília Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista da Educação. Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015.NONATO, Emanuel do R. S.; SALES, Mary V. S. Educação e os caminhos da escrita na cultura digital. In: FERRAZ, Obdália (org.). Educação, (multi)letramentos e tecnologias. Salvador: Edufba, 2019. p. 141-172.
  17. PATIAS, Naiana Dapieve; HOHENDORFF, Jean Von. Critérios de qualidade para artigos de pesquisa qualitativa. Psicologia em estudo, v. 24, 2019.
  18. SILVA, Claudia Maria Bezerra da; SANTOS, Edlamar Oliveira dos. Formação continuada do professor do ensino médio integrado: concepções e importância. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 18, p. e9281-e9281, 2020.
  19. SOUSA, Angélica Silva de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 43, 2021.
  20. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Edital público nº 01/2023, de 23 de janeiro de 2023. Dispõe sobre o Processo Seletivo de Estudantes para o Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital. Feira de Santana, BA, 2023.