Doutora e Mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialista em Ensino de Sociologia para o Ensino Médio pela Universidade Federal de Saúde Maria (UFSM), Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Entre 2018 e 2019, foi contemplada com bolsa PDSE-Capes para realizar mobilidade acadêmica no Centre de Recherche Médecine, Science, Santé et Société - CERMES 3, na França. Atualmente, é docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Juventudes, Educação e Saúde JES/UESB/CNPq.
Este artigo versa sobre a cultura digital na educação e dialoga sobre a importância da formação continuada para a prática pedagógica dos professores, com o objetivo de refletir sobre esses aspectos, ampliar e maximizar os conteúdos e as discussões que alargam os conhecimentos, a fim de contribuir com a qualificação profissional do ser docente. Caracteriza-se com uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo e de caráter teórico, com vistas à reflexões dialogadas com as bibliografias referenciais. A cultura digital se refere às mudanças ocasionadas pela tecnologia e pela internet, que afetam diretamente o modo como nos relacionamos e interagimos com o mundo, redimensionando para novas práticas sociais. A formação continuada é compreendida como uma linha de continuidade com o intuito de aprofundamento, atualização, aperfeiçoamento de saberes e habilidades necessárias para atender às demandas exigidas em determinada atuação. Na educação, essa formação configura-se como capacitação essencial pós formação inicial, visto que um curso de graduação tem duração pontual. Como a nossa sociedade está em constante transformação, é preciso que professores realizem outras formações complementares para ampliar os conhecimentos na área de atuação e atender às novas demandas da educação. A cultura digital e a formação continuada dialogam entre si, pois ela precisa estar inserida na dinâmica escolar e os professores precisam estar atentos para sua maneira planejada de inserção, levando em consideração a sua importância, visto que o novo contexto da sociedade brasileira demanda atualização na formação dos professores, pois houve um avanço no uso das tecnologias que impacta diretamente a área da educação.
References
BARTOLOMÉ, António et al. Educação na cultura digital: novas ambiências de aprendizagem e implicações para a formação de professores. Perspectiva, v. 39, n. 3, p. 1-22, 2021.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Dispõe sobre o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. 2014.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2018
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília, Distrito Federal. 2020.
BRASIL. Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Dispõe sobre a Política Nacional de Educação Digital. Brasília, Distrito Federal. 2023.
CERNY, Roseli Zen; et al. Formação de Educadores na Cultura Digital: a construção coletiva de uma proposta. UFSC: Florianópolis 2017.
CORRÊA, Maiara Lenine Bakalarczyk; BOLL, Cintia Inês; NOBILE, Marcia Finimundi. Cultura digital, mídias móveis e metodologias ativas: potencialidades pedagógicas. Revista Diálogo Educacional, v. 22, n. 72, p. 416-440, 2022.
CUERVO, Luciane da Costa et al. Cultura digital e docência: possibilidades para a educação musical. Acta Scientiarum. Education, v. 41, 2019.
FÜHR, Regina Candida; HAUBENTHAL, Wagner Roberto. Educação 4.0 e seus impactos no século XXI. Educação no Século XXI, v. 36, p. 61, 2018.
JUNGES, Fábio César; KETZER, Charles Matin; DE OLIVEIRA, Vânia Maria Abreu. Formação continuada de professores: Saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, v. 3, n. 9, p. 88-101, 2018.
KOHLS-SANTOS, Pricila; MOROSINI, Marília Costa. O revisitar da metodologia do Estado do Conhecimento para além de uma Revisão Bibliográfica. Revista Panorâmica online, v. 33, 2021.
MARTINS, Cristina; GIRAFFA, Lucia Maria Martins. Gamificação, pensamento computacional e cultura maker: Potencialidades advindas de estratégias docentes alinhadas à cultura digital. In: Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária. Disponível em: https://ebooks.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/cidu/assets/edicoes/2018/arquivos/210.pdf. 2018. Acesso em 19 de fev. de 2024.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa
qualitativa em saúde. 10. ed. Rio de Janeiro: Hucitec, 2007.
MOROSINI, Marília Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista da Educação. Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015.NONATO, Emanuel do R. S.; SALES, Mary V. S. Educação e os caminhos da escrita na cultura digital. In: FERRAZ, Obdália (org.). Educação, (multi)letramentos e tecnologias. Salvador: Edufba, 2019. p. 141-172.
PATIAS, Naiana Dapieve; HOHENDORFF, Jean Von. Critérios de qualidade para artigos de pesquisa qualitativa. Psicologia em estudo, v. 24, 2019.
SILVA, Claudia Maria Bezerra da; SANTOS, Edlamar Oliveira dos. Formação continuada do professor do ensino médio integrado: concepções e importância. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 18, p. e9281-e9281, 2020.
SOUSA, Angélica Silva de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 43, 2021.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Edital público nº 01/2023, de 23 de janeiro de 2023. Dispõe sobre o Processo Seletivo de Estudantes para o Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital. Feira de Santana, BA, 2023.