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Vol. 8 No. 19 (2024): (MULTI)LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO: a importância da formação continuada para a prática pedagógica

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.19-9
Submitted
February 20, 2024
Published
2024-09-27

Abstract

Este artigo versa sobre a cultura digital na educação e dialoga sobre a importância da formação continuada para a prática pedagógica dos professores, com o objetivo de refletir sobre esses aspectos, ampliar e maximizar os conteúdos e as discussões que alargam os conhecimentos, a fim de contribuir com a qualificação profissional do ser docente. Caracteriza-se com uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo e de caráter teórico, com vistas à reflexões dialogadas com as bibliografias referenciais. A cultura digital se refere às mudanças ocasionadas pela tecnologia e pela internet, que afetam diretamente o modo como nos relacionamos e interagimos com o mundo, redimensionando para novas práticas sociais. A formação continuada é compreendida como uma linha de continuidade com o intuito de aprofundamento, atualização, aperfeiçoamento de saberes e habilidades necessárias para atender às demandas exigidas em determinada atuação. Na educação, essa formação configura-se como capacitação essencial pós formação inicial, visto que um curso de graduação tem duração pontual. Como a nossa sociedade está em constante transformação, é preciso que professores realizem outras formações complementares para ampliar os conhecimentos na área de atuação e atender às novas demandas da educação. A cultura digital e a formação continuada dialogam entre si, pois ela precisa estar inserida na dinâmica escolar e os professores precisam estar atentos para sua maneira planejada de inserção, levando em consideração a sua importância, visto que o novo contexto da sociedade brasileira demanda atualização na formação dos professores, pois houve um avanço no uso das tecnologias que impacta diretamente a área da educação.

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