“NARRAR A VIDA E LITERATURIZAR AS CIÊNCIAS”
notas em torno de pesquisa, escrita e experiência
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.9.21-5Palavras-chave:
investigação educativa. narrativa. experiência. cotidianos.Resumo
O texto partilha reflexões e ideias em torno de modos e maneiras de habitar e partilhar a pesquisa em viés narrativo. A partir de percursos investigativos singulares, colocamos em relevo princípios e gestos que polinizam ações investigativas orientadas pela experiência e pela narrativa em educação, assumindo os cotidianos como lugares praticados e como epistemometodologia comprometida com a visibilização e legitimação de saberes e fazeres. Defendemos o ato da pesquisa como gesto político que pode visibilizar contextos singulares e saberes locais, cartografando práticas e experiências que reafirmam a relação pedagógica e a relação educativa como espaçotempo de resistência e produção de liberdade.
Downloads
Referências
ALVES, N. Decifrando o pergaminho: o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, I. B.; ALVES, N. (orgs.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. 3ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2008.
CERTEAU, M. A Invenção do Cotidiano: Artes de fazer. 13ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
DUARTE, C. L.; NUNES, I. R. (Orgs.). Escrevivências: a escrita de nós. Rio de Janeiro: Mina de Comuinicação e Arte, 2020.
ESTBAN, M. T. Sujeitos singulares e tramas complexas: desafios cotidianos ao estudo e à pesquisa. In: GARCIA, R. L. (Org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
FERRAÇO, C. E. Eu, caçador de mim. In: GARCIA, R. L. (Org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
GODOY, R. L.; RAMALLO, F.; RIBEIRO, T. Investigaciones-vidas en educación: conversar, escuchar, constelar. La Serena: Universidade de La Serena, 2023.
GUEDES, A. O.; RIBEIRO, T. Pesquisa, alteridade e experiência: metodologias minúsculas. Rio de Janeiro: Ayvu, 2019.
KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
RIBEIRO, T.; SKLIAR, C. Escolas, pandemia e conversação: notas sobre uma educação inútil. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB. Mato Grosso do Sul, n.55, set/dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1484. Acesso em: 14 abr.2022.
RIBEIRO. T. Por uma alfabetização sem cartilha: narrativas experiências compartilhadas no Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita da UNIRIO. 2019. 200f. Tese (Tese de Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Escola de Educação, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
RIBEIRO, T.; SAMPAIO, C.; SOUZA, R. Conversa como metodologia de pesquisa: por que não: Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.
RICOUER, P. Tempo e Narrativa 2: A configuração do tempo na narrativa de ficção. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
SILVA, A. G. Subjetividades negras surdas: rompendo o silêncio na educação de jovens e adultos. 2022. 193 f. Tese (Tese de Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Communitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Communitas. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.