“NARRAR A VIDA E LITERATURIZAR AS CIÊNCIAS”

notas em torno de pesquisa, escrita e experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.9.21-5

Palavras-chave:

investigação educativa. narrativa. experiência. cotidianos.

Resumo

O texto partilha reflexões e ideias em torno de modos e maneiras de habitar e partilhar a pesquisa em viés narrativo. A partir de percursos investigativos singulares, colocamos em relevo princípios e gestos que polinizam ações investigativas orientadas pela experiência e pela narrativa em educação, assumindo os cotidianos como lugares praticados e como epistemometodologia comprometida com a visibilização e legitimação de saberes e fazeres. Defendemos o ato da pesquisa como gesto político que pode visibilizar contextos singulares e saberes locais, cartografando práticas e experiências que reafirmam a relação pedagógica e a relação educativa como espaçotempo de resistência e produção de liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Borges de Lisboa, Universidade Nacional de Rosário

Doutoranda do Programa de Investigação Narrativa e (Auto)biográfica da Universidade Nacional de Rosário, Argentina. Professora de Educação Básica/ Rede de Educação de Duque de Caxias.

Tiago Ribeiro, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)

Professor do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (CAp/ INES) e Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integrante do Grupo de Pesquisa ArteGestoAção/ INES e do Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas e Formação de Professores/ UNIRIO.

Adrianne Ogêda Guedes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UNIRIO.

Referências

ALVES, N. Decifrando o pergaminho: o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, I. B.; ALVES, N. (orgs.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. 3ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2008.

CERTEAU, M. A Invenção do Cotidiano: Artes de fazer. 13ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

DUARTE, C. L.; NUNES, I. R. (Orgs.). Escrevivências: a escrita de nós. Rio de Janeiro: Mina de Comuinicação e Arte, 2020.

ESTBAN, M. T. Sujeitos singulares e tramas complexas: desafios cotidianos ao estudo e à pesquisa. In: GARCIA, R. L. (Org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

FERRAÇO, C. E. Eu, caçador de mim. In: GARCIA, R. L. (Org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

GODOY, R. L.; RAMALLO, F.; RIBEIRO, T. Investigaciones-vidas en educación: conversar, escuchar, constelar. La Serena: Universidade de La Serena, 2023.

GUEDES, A. O.; RIBEIRO, T. Pesquisa, alteridade e experiência: metodologias minúsculas. Rio de Janeiro: Ayvu, 2019.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

RIBEIRO, T.; SKLIAR, C. Escolas, pandemia e conversação: notas sobre uma educação inútil. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB. Mato Grosso do Sul, n.55, set/dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1484. Acesso em: 14 abr.2022.

RIBEIRO. T. Por uma alfabetização sem cartilha: narrativas experiências compartilhadas no Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita da UNIRIO. 2019. 200f. Tese (Tese de Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Escola de Educação, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.

RIBEIRO, T.; SAMPAIO, C.; SOUZA, R. Conversa como metodologia de pesquisa: por que não: Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.

RICOUER, P. Tempo e Narrativa 2: A configuração do tempo na narrativa de ficção. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

SILVA, A. G. Subjetividades negras surdas: rompendo o silêncio na educação de jovens e adultos. 2022. 193 f. Tese (Tese de Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.

Downloads

Publicado

27.03.2025

Como Citar

BORGES DE LISBOA, Luciana; RIBEIRO, Tiago; OGÊDA GUEDES, Adrianne. “NARRAR A VIDA E LITERATURIZAR AS CIÊNCIAS”: notas em torno de pesquisa, escrita e experiência. Communitas, Rio Branco, v. 9, n. 21, p. e8137, 2025. DOI: 10.29327/268346.9.21-5. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8137. Acesso em: 2 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.