<b>FURANDO “A GRANDE ONDA”?: TENSÕES E SENTIDOS DE DOCÊNCIA E CURRÍCULOS FRENTE AO CONSERVADORISMO

Autores

  • Alexandra Garcia
  • Tânia da Costa Gouvêa

Palavras-chave:

Conservadorismo. Currículos. Docência. Cotidianos

Resumo

O artigo discute o contexto em que o conservadorismo ressoa como pauta de ações políticas e sociais, tornando as práticas docentes alvos de questionamentos e ataques. Tem por objetivo problematizar a progressiva desautorização da autonomia e do saber profissional docentes na produção de currículos, disseminada pela onda conservadora. Metodologicamente a investigação é desenvolvida com base nas pesquisasnosdoscom os cotidianos e no trabalho com narrativas e encontros em pesquisas com a formação docente. Relaciona o contexto econômico, político e cultural contemporâneo com a emergência do fascismo social, apontando seus efeitos em tentativas de descredibilização da docência por movimentos conservadores. Entende, frente ao avanço do conservadorismo sobre a educação, que as escolas são espaços de produção de conhecimentos, sentidos e valores que tensionam a hegemonia, valorizando a produção de práticas formativas e curriculares mais solidárias e democráticas como formas de resistências.

 

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Publicado

2018-11-25

Como Citar

GARCIA, A.; GOUVÊA, T. da C. &lt;b&gt;FURANDO “A GRANDE ONDA”?: TENSÕES E SENTIDOS DE DOCÊNCIA E CURRÍCULOS FRENTE AO CONSERVADORISMO. Communitas, [S. l.], v. 2, n. Esp, p. 28–46, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2226. Acesso em: 28 mar. 2024.