TRADIÇÃO EM MOVIMENTO, JOGOS E BRINCADEIRAS DE MATRIZES INDÍGENAS:
uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.19-19Keywords:
Indígenas, Jogos,, Revisão., BrincadeirasAbstract
O estudo tem por objetivo analisar a produção acadêmica-cientifica acerca dos jogos e brincadeiras de matrizes indígenas. A seleção de artigos foi uma revisão bibliográfica sistematizada integrativa no Catálogo de Teses e Dissertações dos Periódicos CAPES, SCIELO, Periódicos da área da Educação Física e GOOGLE SCHOLAR utilizando filtros com revistas renomadas da área. Foram selecionados quinze artigos que contemplam esses objetos do conhecimento, como resgate da tradição da cultura corporal dos povos originários e de modo a proporcionar uma educação intercultural. Com base nos dados apresentados e análise dos artigos escolhidos verificou-se que esses jogos e brincadeiras das diferentes etnias corroboram para uma ressignificação e a valorização dessa cultura.
Downloads
References
APALAI, Arawaje Waiana; BRITO, Angela do Céu Ubaiara; CUSTÓDIO, Elivaldo Serrão. O brincar das crianças indígenas no pará: um olhar para as narrativas e vivências do povo Aparai. Reflexão e Ação, v. 30, n. 1, p. 115-131, 2022.
BARDIN, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa, PT: Edições 70.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRINGEL, Denise Araújo et al. Brinquedos, jogos e brincadeiras Akwe-Xerente. Pensar a Prática, v. 23, 2020.
BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. Tradução de Maria Alice de Sampaio Dória. São Paulo: Cortez, 1995.
DA SILVA JOSÉ, Inara Borges; RAMOS, Marcel Santana. Olhares pluriculturais em jogos, brincadeiras e experiências matemáticas com os Guarani e Tupinikim. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, p. 245-249, 2023.
DE SOUZA FIGUEIREDO, Lilia Marcia; AZEVEDO, Lucy Ferreira. Jogos e Brincadeiras Indígenas em Mato Grosso. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 15, n. 2, 2014.
Faustino, R. C. Educação e religião Guarani no Paraná: estudo a partir do ritual Nimongaray. Práxis Educativa, 7, 239-263. 2012.
FRIEDMANN, A. et al. O direito de brincar. A brinquedoteca. 4 ed. São Paulo: Edições Sociais: Abrinq, 1998.
GERKEN, Carlos Henrique de Souza; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; DIAS, Felipe Silva. Práticas culturais e jogos de linguagem entre os povos Xakriabá. Educação & Realidade, v. 44, p. e82603, 2019.
Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.
GRANDO, Beleni Salete. Do corpo e da cultura: indícios da realidade na perspectiva intercultural. Arquivos em Movimento, v. 10, n. 1, p. 138-154, 2014.
GRANDO, Beleni Saléte. Jogos e culturas indígenas: possibilidades para a educação intercultural na escola. Cuiabá: EdUFMT, 2010.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo, SP: Atlas, 2003.
LOPES, Rita de Cássia Domingues; DA COSTA OLIVEIRA, Assis; BELTRÃO, Jane Felipe. O lúdico em questão: brinquedos e brincadeiras indígenas. DESIDADES: Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude, n. 6, p. 25-39, 2015.
MARTINS, Raica; TAQUES, Marcelo Jose; LEVANDOSKI, Gustavo. O resgate das memorias do jogo e brincadeiras de uma comunidade indígena. Athlos: Revista internacional de ciencias sociales de la actividad física, el juego y el deporte, n. 17, p. 17-28, 2019.
NUNES, A. No tempo e no espaço: brincadeiras das crianças A’uwe-Xavante. In: SILVA, A.L.; MACEDO, A.V.L.; NUNES, A. (Orgs). Crianças indígenas: ensaios antropológicos. São Paulo: Global, p. 64-99, 2002.
PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes. Práticas corporais indígenas: jogos, brincadeiras e lutas para.
PIOVEZANA, Giovana Didoné; DA SILVA, Maurício Roberto; PIOVEZANA, Leonel. As crianças indígenas em movimento no cotidiano das ruas da cidade: entre o trabalho e a cultura lúdica. Educação & Linguagem, v. 19, n. 2, p. 63-100, 2016.
POMIN, Fabiana; DIAS, Lucimar Rosa. Educação das relações étnico-raciais em aulas de educação física: uma abordagem conceitual. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, v. 7, n. 1, p. 81-94, 2019.
ROCHA FERREIRA, M.B; et al. Jogos tradicionais indígenas. In: DA COSTA, L. P. (Org.). Atlas do esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, p. 35-36, 2005.
SARMENTO, Manuel Jacinto e PINTO, Manuel. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: PINTO, Manuel e SARMENTO, Manuel Jacinto. As crianças: contextos e identidades. Braga: Universidade do Minho, 1997.
SILVA, Marciano et al. Brinquedos e brincadeiras indígenas kaigang: transfiguração entre gerações. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 14, n. 2, 2015.
SKOLAUDE, Lucas Silva; CANON-BUITRAGO, Edwin Alexander; BOSSLE, Fabiano. A educação física na educação escolar indígena: a produção acadêmico-científica na área 21 como perspectiva de diálogo e (re) conhecimento intercultural. Movimento, v. 26, p. e26009, 2022.
SOUZA, Maria Leidiane Barboza et al. Brincadeiras indígenas do povo Tembé do Alto Rio Guamá: diálogo entre a tradição e a modernidade. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 22, n. 2, p. 452-475, 2019.
TENÓRIO, Jederson Garbin; SILVA, Cinthia Lopes da. As práticas corporais indígenas como conteúdo da educação física escolar. Revista teoria e prática da educação, v.17, n. 1, p. 81- 91, jan. /abr., 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Communitas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.