UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE INDÍGENAS E SURDOS E SUA RELAÇÃO ACERCA DO ACESSO E PERMANÊNCIA ÀS INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR

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Palavras-chave:

Palavras-chave: Surdo; Indígena; Educação; Ensino.

Resumo

Este artigo é um recorte do trabalho de dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Letras, da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras - FACALE, da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, no qual o objetivo é apresentar a investigação realizada com o processo de seleção das produções acadêmicas identificadas no banco de dados da CAPES e da BDTD, inscritas ao período de 2002 a 2019. Foram escolhidos trabalhos a partir do ano de 2002, ano este da implementação da Lei 10.436 que reconhece a Língua Brasileira de sinais como forma de comunicação dos surdos, e por não haver encontrado pesquisas especificamente com o Indígena Surdo no Ensino Superior, foram utilizados outros descritores. Nas análises dos trabalhos constatou-se, portanto, a relevância de se efetuar pesquisas sobre essas temáticas no sentido de conscientizar as instituições de ensino a valorizar a diversidade linguística e cultural das Comunidades Indígenas e das Comunidades Surdas.

Palavras-chave: Surdo; Indígena; Educação; Ensino.

 

Referências

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

MATEUS, M. A. R. UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE INDÍGENAS E SURDOS E SUA RELAÇÃO ACERCA DO ACESSO E PERMANÊNCIA ÀS INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 239–260, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5858. Acesso em: 25 abr. 2024.