Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

Articles

Vol. 5 No. 12 (2021): Mídia e Direitos Humanos: entre tematizações hegemônicas e sentidos em disputa

UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE INDÍGENAS E SURDOS E SUA RELAÇÃO ACERCA DO ACESSO E PERMANÊNCIA ÀS INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR

Submitted
November 22, 2021
Published
2021-12-28

Abstract

Este artigo é um recorte do trabalho de dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Letras, da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras - FACALE, da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, no qual o objetivo é apresentar a investigação realizada com o processo de seleção das produções acadêmicas identificadas no banco de dados da CAPES e da BDTD, inscritas ao período de 2002 a 2019. Foram escolhidos trabalhos a partir do ano de 2002, ano este da implementação da Lei 10.436 que reconhece a Língua Brasileira de sinais como forma de comunicação dos surdos, e por não haver encontrado pesquisas especificamente com o Indígena Surdo no Ensino Superior, foram utilizados outros descritores. Nas análises dos trabalhos constatou-se, portanto, a relevância de se efetuar pesquisas sobre essas temáticas no sentido de conscientizar as instituições de ensino a valorizar a diversidade linguística e cultural das Comunidades Indígenas e das Comunidades Surdas.

Palavras-chave: Surdo; Indígena; Educação; Ensino.

 

References

  1. REFERÊNCIAS
  2. ALMEIDA, Laisa de Castro. Trajetórias escolares de estudantes surdos e seus efeitos nos processos inclusivos no ensino superior. 2018. 93f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Educação - programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Maria, RS: Santa Maria, 2018.
  3. AMES, Valesca Daiana Both. Indígenas no ensino superior: uma análise sobre a formação dos estudantes kaingang da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2019. 250f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019.
  4. ANSAY, Noemi Nascimento. A trajetória escolar de alunos surdos e a sua relação com inclusão no ensino superior. 2009. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.
  5. BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2005.
  6. BARRETOS, Euder Arrais. A situação de comunicação dos Akwẽ-Xerente surdos. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
  7. BRITO, Patrícia Oliveira. Indígena-Mulher-Mãe-Universitária o estar-sendo estudante na UFRGS. Dissertação. 127 f. Mestrado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
  8. COELHO, Luciana Lopes. A Constituição do sujeito surdo na cultura Guarani-Kaiowá: os processos próprios de interação e comunicação na família e na escola. 2011. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.
  9. COSTA JUNIOR, Euluze Rodrigues da. A MODELAÇÃO de uma Política Cooperativa na Formação de Estudantes Surdos no Ensino Superior. 2015. 149f. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo. 2015.
  10. COSTA, Miriã Gil de Lima. Mapeamento dos sinais da comunidade surda do povo Paiter Suruí no contexto familiar. 2017. 190 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, RO, 2017.
  11. DAROQUE, Samantha Camargo. Alunos surdos no ensino superior: uma discussão necessária. 2011. 92f. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade Metodista, Piracicaba, SP., 2011.
  12. ELER, Rosiane Ribas de Souza. Mapeamento de Sinais da Educação Escolar Indígena dos Surdos PAITER SURUÍ. 2017. 131f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Letras). Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, RO, 2017.
  13. ESTÁCIO, Marcos André Ferreira. As quotas para indígenas na universidade do estado do Amazonas. 2011. 235 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
  14. FERREIRA, Rosane Caminski. Os estudantes indígenas em cena [manuscrito]:a memória coletiva sobre a inclusão na universidade. 2014. 101f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) Centro Universitário La Salle, Canoas, 2014.
  15. FRANÇA, Simone dos Santos. O discurso de acadêmicos indígenas cotistas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)face as cotas e o acesso ao Ensino Superior. 2014. 131f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS, 2014.
  16. GAVALDÃO, Natália. Acessibilidade a estudantes surdos na educação superior: análise de professores sobre o contexto pedagógico. 2017. 213f. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, 2017.
  17. GIROLETTI, Marisa Fátima Padilha. Cultura Surda e Educação Escolar Kain-gang. 2008. 218f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
  18. GREGIANINI, Luciana Coladine Bernardo. Mapeando os sinais Paiter Suruí no contexto da comunidade. 2017. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Federal de Rondônia-Núcleo de Ciências Humanas, 2017.
  19. LIMA, Juliana Maria da Silva. A criança indígena surda na cultura guarani-kaiowá: um estudo sobre as formas de comunicação e inclusão na família e na escola. Dourados, 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, 2013.
  20. LOSS, Jaqueline Reni. Percursos de escolarização de acadêmicos surdos no ensino superior. 2015. 152f. Dissertação de Mestrado. Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC, 2015.
  21. MELO, Rita Floramar dos Santos. A universidade federal do Amazonas e o acesso dos povos indígenas ao ensino superior: desafios da construção de uma política institucional. 2008. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
  22. NOVAK, Maria Simone Jacomini. Política de ação afirmativa: a inserção dos indígenas nas Universidades Públicas Paranaenses. 2007. 139f. Dissertação (mestrado). Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-graduação em Educação. Maringá, PR, 2007.
  23. OLIVEIRA, Ana Caroline Amorim. 'A Caneta é nossa Borduna': um estudo etnográfico sobre as experiências indígenas Tenetehara / Guajajara no ensino superior no Maranhão. 2018. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. doi:10.11606/T.8.2019.tde-11032019-134328.
  24. QUADROS, Ronice Muller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
  25. SAGAZ, Gabriela Solange. “Ocupar a universidade, mas manter o coração na comunidade”: caminhos de estudantes Laklãnõ/Xokleng. 2019. 165f. Dissertação de Mestrado. Programa de Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, 2019.
  26. SCHNEIDER, Roseléia. Educação inclusiva no ensino superior para alunos surdos: resistências e desafios. 2017. 193f. Tese de Doutorado. Programa de Educação - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
  27. SILVA, Mara Jeanny Ferreira da. Acesso e permanência do estudante indígena ao ensino superior: uma reflexão pautada em Paulo Freire. 2013. 128f. Dissertação de Mestrado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Regional de Blumenau – FURB, 2013.
  28. SILVA, Maurício José dos Santos. Trajetórias e fortalecimento identitário de indígenas egressos da educação superior no Estado de Mato Grosso do Sul. 2018. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2018.
  29. SOARES, Priscilla Alyne Sumaio. Língua Terena de Sinais: análise descritiva inicial da língua de sinais usada pelos terena da Terra Indígena Cachoeirinha. 2018. 213 f. Tese de Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras – Unesp/Araraquara, 2018.
  30. SUMAIO, Priscilla Alyne. Sinalizando com os terenas: um estudo do uso da LIBRAS e de sinais nativos por indígenas surdos. 2014. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
  31. VILHALVA, Shirley. Mapeamento das línguas de sinais emergentes: um estudo sobre as comunidades linguísticas indígenas de Mato Grosso do Sul. 2009. 124f. Dissertação Mestrado em Linguística Programa de Pós-Graduação em Linguística. Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.