Articles
Vol. 5 No. 12 (2021): Mídia e Direitos Humanos: entre tematizações hegemônicas e sentidos em disputa
UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE INDÍGENAS E SURDOS E SUA RELAÇÃO ACERCA DO ACESSO E PERMANÊNCIA ÀS INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR
-
Submitted
-
November 22, 2021
-
Published
-
2021-12-28
Abstract
Este artigo é um recorte do trabalho de dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Letras, da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras - FACALE, da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, no qual o objetivo é apresentar a investigação realizada com o processo de seleção das produções acadêmicas identificadas no banco de dados da CAPES e da BDTD, inscritas ao período de 2002 a 2019. Foram escolhidos trabalhos a partir do ano de 2002, ano este da implementação da Lei 10.436 que reconhece a Língua Brasileira de sinais como forma de comunicação dos surdos, e por não haver encontrado pesquisas especificamente com o Indígena Surdo no Ensino Superior, foram utilizados outros descritores. Nas análises dos trabalhos constatou-se, portanto, a relevância de se efetuar pesquisas sobre essas temáticas no sentido de conscientizar as instituições de ensino a valorizar a diversidade linguística e cultural das Comunidades Indígenas e das Comunidades Surdas.
Palavras-chave: Surdo; Indígena; Educação; Ensino.
References
- REFERÊNCIAS
- ALMEIDA, Laisa de Castro. Trajetórias escolares de estudantes surdos e seus efeitos nos processos inclusivos no ensino superior. 2018. 93f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Educação - programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Maria, RS: Santa Maria, 2018.
- AMES, Valesca Daiana Both. Indígenas no ensino superior: uma análise sobre a formação dos estudantes kaingang da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2019. 250f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019.
- ANSAY, Noemi Nascimento. A trajetória escolar de alunos surdos e a sua relação com inclusão no ensino superior. 2009. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.
- BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2005.
- BARRETOS, Euder Arrais. A situação de comunicação dos Akwẽ-Xerente surdos. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
- BRITO, Patrícia Oliveira. Indígena-Mulher-Mãe-Universitária o estar-sendo estudante na UFRGS. Dissertação. 127 f. Mestrado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
- COELHO, Luciana Lopes. A Constituição do sujeito surdo na cultura Guarani-Kaiowá: os processos próprios de interação e comunicação na família e na escola. 2011. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.
- COSTA JUNIOR, Euluze Rodrigues da. A MODELAÇÃO de uma Política Cooperativa na Formação de Estudantes Surdos no Ensino Superior. 2015. 149f. Dissertação (mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo. 2015.
- COSTA, Miriã Gil de Lima. Mapeamento dos sinais da comunidade surda do povo Paiter Suruí no contexto familiar. 2017. 190 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, RO, 2017.
- DAROQUE, Samantha Camargo. Alunos surdos no ensino superior: uma discussão necessária. 2011. 92f. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade Metodista, Piracicaba, SP., 2011.
- ELER, Rosiane Ribas de Souza. Mapeamento de Sinais da Educação Escolar Indígena dos Surdos PAITER SURUÍ. 2017. 131f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Letras). Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, RO, 2017.
- ESTÁCIO, Marcos André Ferreira. As quotas para indígenas na universidade do estado do Amazonas. 2011. 235 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
- FERREIRA, Rosane Caminski. Os estudantes indígenas em cena [manuscrito]:a memória coletiva sobre a inclusão na universidade. 2014. 101f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) Centro Universitário La Salle, Canoas, 2014.
- FRANÇA, Simone dos Santos. O discurso de acadêmicos indígenas cotistas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)face as cotas e o acesso ao Ensino Superior. 2014. 131f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS, 2014.
- GAVALDÃO, Natália. Acessibilidade a estudantes surdos na educação superior: análise de professores sobre o contexto pedagógico. 2017. 213f. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, 2017.
- GIROLETTI, Marisa Fátima Padilha. Cultura Surda e Educação Escolar Kain-gang. 2008. 218f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
- GREGIANINI, Luciana Coladine Bernardo. Mapeando os sinais Paiter Suruí no contexto da comunidade. 2017. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Federal de Rondônia-Núcleo de Ciências Humanas, 2017.
- LIMA, Juliana Maria da Silva. A criança indígena surda na cultura guarani-kaiowá: um estudo sobre as formas de comunicação e inclusão na família e na escola. Dourados, 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, 2013.
- LOSS, Jaqueline Reni. Percursos de escolarização de acadêmicos surdos no ensino superior. 2015. 152f. Dissertação de Mestrado. Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC, 2015.
- MELO, Rita Floramar dos Santos. A universidade federal do Amazonas e o acesso dos povos indígenas ao ensino superior: desafios da construção de uma política institucional. 2008. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
- NOVAK, Maria Simone Jacomini. Política de ação afirmativa: a inserção dos indígenas nas Universidades Públicas Paranaenses. 2007. 139f. Dissertação (mestrado). Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-graduação em Educação. Maringá, PR, 2007.
- OLIVEIRA, Ana Caroline Amorim. 'A Caneta é nossa Borduna': um estudo etnográfico sobre as experiências indígenas Tenetehara / Guajajara no ensino superior no Maranhão. 2018. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. doi:10.11606/T.8.2019.tde-11032019-134328.
- QUADROS, Ronice Muller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
- SAGAZ, Gabriela Solange. “Ocupar a universidade, mas manter o coração na comunidade”: caminhos de estudantes Laklãnõ/Xokleng. 2019. 165f. Dissertação de Mestrado. Programa de Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, 2019.
- SCHNEIDER, Roseléia. Educação inclusiva no ensino superior para alunos surdos: resistências e desafios. 2017. 193f. Tese de Doutorado. Programa de Educação - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
- SILVA, Mara Jeanny Ferreira da. Acesso e permanência do estudante indígena ao ensino superior: uma reflexão pautada em Paulo Freire. 2013. 128f. Dissertação de Mestrado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Regional de Blumenau – FURB, 2013.
- SILVA, Maurício José dos Santos. Trajetórias e fortalecimento identitário de indígenas egressos da educação superior no Estado de Mato Grosso do Sul. 2018. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2018.
- SOARES, Priscilla Alyne Sumaio. Língua Terena de Sinais: análise descritiva inicial da língua de sinais usada pelos terena da Terra Indígena Cachoeirinha. 2018. 213 f. Tese de Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras – Unesp/Araraquara, 2018.
- SUMAIO, Priscilla Alyne. Sinalizando com os terenas: um estudo do uso da LIBRAS e de sinais nativos por indígenas surdos. 2014. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
- VILHALVA, Shirley. Mapeamento das línguas de sinais emergentes: um estudo sobre as comunidades linguísticas indígenas de Mato Grosso do Sul. 2009. 124f. Dissertação Mestrado em Linguística Programa de Pós-Graduação em Linguística. Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.