UMA PEDAGOGIA REINTEGRADORA DE FORMAÇÃO POR MEIO DOS LIVROS:

o caso do Programa Presídios Leitores

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.18-24

Keywords:

Leitura. Sistema Prisional. Programa Presídios Leitores. Humanização.

Abstract

Este artigo investiga uma prática pedagógica do interior do cárcere que busca a formação de leitores por meio da política de remição de pena pela leitura. O locus da pesquisa é o Complexo Penitenciário do Vale do Juruá no ano de 2022. A abordagem metodológica utilizada foi a investigação bibliográfica nos arquivos da coordenação do referido programa, ferramentas utilizadas para coletar dados e embasar as conclusões do estudo. O programa Presídios leitores se mostrou, ao longo do ano de 2022, uma alternativa de atividade educativa com importante potencial de formação humana que, até o momento, pode ser observado na ampliação quantitativa do programa, mas que estudos posteriores poderão evidenciar de modo mais qualitativo na contribuição dada para a construção das subjetividades dos leitores/detentos participantes dele.

Author Biographies

Ana Isabel Torres Lima, Universidade Federal do Acre - UFAC

Graduanda em Direito pela Universidade Federal do Acre – UFAC e pesquisadora do Grupo de Investigação Leitura e Vida/GIL.

Meyta Larissa Martins Lima, Universidade Federal do Acre

Graduanda em Direito pela Universidade Federal do Acre – UFAC e pesquisadora do Grupo de Investigação Leitura e Vida/GIL.

Maria José da Silva Morais Costa, Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação e pesquisadora do Centro de Educação e Letras e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens – Ufac/Campus Floresta e pesquisadora do Grupo de Investigação Leitura e Vida/GIL

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Published

2024-04-30

How to Cite

TORRES LIMA, A. I.; MARTINS LIMA, M. L.; DA SILVA MORAIS COSTA, M. J. . UMA PEDAGOGIA REINTEGRADORA DE FORMAÇÃO POR MEIO DOS LIVROS:: o caso do Programa Presídios Leitores. Communitas, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 442–461, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.18-24. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6978. Acesso em: 30 jun. 2024.