EXPERIÊNCIAS SIMBÓLICAS DE PRÁTICAS CULTURAIS DE TRABALHADORES DO CAMPO NA NARRATIVA "O SOL DOS TRÓPICOS", DE DAVID GONÇALVES

Autores

Palavras-chave:

discurso simbólico; cultura; trabalhadores do campo; êxodo rural.

Resumo

Os escritos literários de David Gonçalves designam relações alegóricas e desvelam o modo de vida de trabalhadores do campo oriundos do êxodo rural que migraram para as periferias das cidades. O objetivo desta pesquisa é disseminar reflexões acerca das experiências simbólicas de práticas culturais dos personagens ficcionados na narrativa O Sol dos Trópicos, por meio da análise discursiva que aciona os fundamentos da análise do discurso de Fairclough (2001). As proposições teóricas de Barthes (1978), Bakhtin (2010), Cândido (2000) favoreceram o diálogo entre a literatura, a sociologia e a história acerca da condição humana e as mudanças na cultura dos grupos sociais marginalizados na pós-modernidade, pautada nos estudos de Certeau (2001), Bauman (1998), Hall (2011), Simas e Rufino (2020). A narrativa analisada aponta mecanismos políticos e econômicos que atuam na desconstrução dos vínculos dos personagens migrantes com a terra e na exclusão deles ao passarem a exercer trabalhos informais como boias-frias. Das vivências desses grupos marginalizados, ressignificadas pela literatura, emergem liames com a raiz cultural brasileira materializada na música caipira e nos traços culturais da tradição oral e indícios de organização coletiva, em um contexto de multiplicidade cultural, contradições socioeconômicas e desigualdade social, que caracteriza os centros urbanos a partir da migração. Denota a resiliência desses grupos diante das adversidades e a fixidez das estruturas sociais que (in)visibilizam aqueles que não estão inseridos no jogo social vigente.

Biografia do Autor

Taiza Mara Rauen Moraes, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Possui graduação em Letras pela Universidade do Contestado/SC, mestrado e doutorado ( área de concentração Teoria da Literatura) em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora titular da Universidade da Região de Joinville no curso de licenciatura/bacharelado em Letras, ministrando as disciplinas: Literatura Brasileira I e II , Crítica Literária, Estudos do Cânone Literário e no Programa de Pós Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade -PRPPG, ministra as disciplinas: Seminários de Produção Científica I, Cultura Visual e Verbal, Memória e Identidade e Estudos Avançados em Memória Linguagem e Identidade. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em estudos da linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura - contação de histórias, leitura - incentivo - formação de leitores, linguagens do cinema; crítica e memória. Editora Chefe da Revista digital "Confluências Culturais", vinculada ao Programa de Pós Graduação em Patrimônio Cultural - PRPPG/UNIVILLE . Coordena o Comitê PROLER Joinville e o Programa Institucional de Incentivo à Leitura - PROEX /PROLER/ UNIVILLE. Coordena o projeto Deslocamentos de linguagens e interfaces culturais (DESLISE I /FAP UNIVILLE), líder do Grupo de Pesquisa Imbricamentos de Linguagens (CNPq) - http://imbricamentos.blogspot.com.br, atuante desde 29/03/2012. Pesquisadora da rede iiLer - Cátedra da Unesco/PUC/Rio.

 

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 6 ed. [Trad. Aurora Fornoni Bernardini et. al]. São Paulo: Hucitec, 2010.

BARTHES, Roland. Aula inaugural de semiologia literária do Colégio de França. 7/01/1977. [Trad. Leyla Perrone-Moisés]. São Paulo: Cultrix, 1978.

BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

CÂNDIDO, Antônio. Os Parceiros do Rio Bonito. 64 ed São Paulo: Duas Cidades, 1982.

CÂNDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. 8 ed. São Paulo: Queiroz, 2000.

CERTEAU, Michel de. A cultura no plural. 2 ed. Campinas – SP: Papirus, 2001.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. [Trad. Izabel Magalhães (coord.)]. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

GONÇALVES, David. O sol dos trópicos. Joinville: Sucesso Pocket, 2010.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. [tradução Tomaz

Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro]. 11. ed. Rio de janeiro: DP&A, 2011.

MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção e política da morte. [tradu. Renata Santini]. São Paulo: N-1Edições, 2018.

S. THIAGO, Raquel. Joinville: cultura e história. In: Joinville 150 anos. Joinville: Letradágua, 2001.

SIMAS, Luiz Antônio; RUFINO, Luiz. Encantamento: sobre política de vida. Rio de Janeiro: Mórula, 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

GAVA, C.; MORAES, T. M. R. . EXPERIÊNCIAS SIMBÓLICAS DE PRÁTICAS CULTURAIS DE TRABALHADORES DO CAMPO NA NARRATIVA "O SOL DOS TRÓPICOS", DE DAVID GONÇALVES. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 148–158, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5880. Acesso em: 25 abr. 2024.