Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Demanda Contínua

v. 8 n. 20 (2024): REFLEXÕES EM TORNO DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA EM ATIVIDADES EDUCATIVAS

DISCURSO, HUMOR E RESISTÊNCIA AO NOVO ENSINO MÉDIO NO INSTAGRAM

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.20-1
Enviado
outubro 18, 2024
Publicado
2024-11-19

Resumo

O estudo propõe-se a compreender como o discurso humorístico faz funcionar estratégias de resistência ao novo ensino médio em tiras cômicas publicadas no Instagram. O aparato teórico que norteia a investigação reside prioritariamente nos Estudos Discursivos Foucaultianos. A análise compreende o exame de cinco postagens retiradas do perfil @coletivoeducartum na rede social antes mencionada. Foi possível depreender que o discurso humorístico lança mão de estratégias variadas para engendrar formas de resistência, como o sarcasmo, a ironia, as situações inesperadas e a retomada de enunciados já ditos antes. Essas estratégias permitem entrever que o NEM e a reforma que o instituiu são caracterizados por discursos tido como falaciosos e alheios à realidade educacional brasileira.

Referências

  1. ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Edifício em construção ou em ruínas: dos usos e abusos do pensamento de Michel Foucault na atualidade. In: SOUSA, Kátia Menezes de; PAIXÃO, Humberto Pires da (Orgs.). Dispositivos de poder/saber em Michel Foucault: biopolítica, corpo e subjetividade. São Paulo: Intermeios, 2015. p. 209-221.
  2. BRASIL. Congresso Nacional. Lei n.º 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº9.394, de 20 de dezembro de 1996, Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 fev. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 14 abr. 2022.
  3. CARVALHO, Alexandre Filordi de. Educação e novas constelações de vida: criar zonas de colapso no véu das verdades unificadas. In: HENNING, Paula Corrêa; SILVA, Gisele Ruiz. (Orgs.). Educação e filosofia: fissuras no pensamento com Nietzsche, Foucault, Deleuze e outros malditos. Rio Grande, RS: Editora da FURG, 2021. p. 17- 35.
  4. CÁSSIO, Fernando. Falsos consensos e a luta pela revogação da reforma do ensino médio. Formação em movimento, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 138-160, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/article/view/845/677. Acesso em: 11 jun. 2024.
  5. CORREA, Licínia Maria; CUNHA, Maria Amália de Almeida. A vida numa encruzilhada: jovens do ensino médio entre o desejo e a necessidade de projetar o futuro. Educ. Form, Fortaleza, v. 8, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/10059/9276. Acesso em: 11 jun. 2024.
  6. CORTI, Ana Paula. O ensino médio entre reformas. In: Ana Paula Corti; CÁSSIO, Fernando; STOCO, Sérgio. (Orgs.). Escola pública: práticas e pesquisas em educação. Santo André, SP: Editora UFABC, 2023. p. 123-135.
  7. FÁVERO, Altair Alberto; CENTENTO, Junior Bufon; SANTOS, Antônio Pereira dos. A ilusão da liberdade da escolha: o problema da “customização” do currículo dos itinerários formativos da Reforma do Ensino Médio. Educação por escrito, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 1-11, 2022. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/porescrito/article/view/43171. Acesso em: 10 jun. 2024.
  8. FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: RABINOW, Paul; DREYFUS, Hubert. Foucault: uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Trad. Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-250.
  9. FOUCAULT. Michel. Ditos e Escritos IV: Estratégia, Poder-Saber. Trad. Vera Lucia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006a.
  10. FOUCAULT. Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Trad. Maria Thereza C. Albuquerque e J. A. Gulhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2007.
  11. FOUCAULT. Michel. Microfísica do poder. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2008.
  12. FOUCAULT. Michel. Ditos e Escritos V: Ética, sexualidade, política. Trad. Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006b.
  13. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
  14. FOUCAULT, Michel. A coragem da verdade: o governo de si e dos outros II: curso no Collège de France (1983-1984). Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
  15. LIMA, Ludmilla de. Após reforma do ensino médio, alunos têm aula de ‘O que rola por aí’, ‘RPG’ e ‘Brigadeiro caseiro’. O Globo, Rio de Janeiro, 13 de fevereiro de 2023. Seção Brasil. Disponível para assinantes em: https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2023/02/aula-de-rpg-ou-de-cuidados-com-o-pet-professores-e-pais-criticam-disciplinas-inusitadas-do-novo-ensino-medio.ghtml. Acesso em: 11 jun. 2024.
  16. NAVARRO, Pedro. Masculinidades em disputa no campo enunciativo: corpo, poder e contracondutas. In: BRAGA, Joaquim; FERNANDES, Rafael Souza Bento; TASSO, Ismara. (Orgs.). Foucault e os discurso do corpo. Campinas, SP: Pontes, 2020. p. 219-248.
  17. POSSENTI, Sírio. Cinco ensaios sobre humor e análise do discurso. São Paulo: Parábola, 2018.
  18. RAMOS, Paulo. Piadas para ver: o uso da imagem como recurso de humor em tiras cômicas. In: CARMELINO, Ana Cristina. (Org.). Humor: eis a questão. São Paulo: Cortez, 2015. p. 137-153.
  19. RAMOS, Paulo. Faces do humor: uma aproximação entre piadas e tiras. Campinas, SP: Zarabatana Books, 2011.
  20. SANTOS, Roberto Elísio dos. Reflexões teóricas sobre o humor e o riso na arte e nas mídias massivas. In: SANTOS; Roberto Elísio dos; ROSSETTI, Regina (Orgs.). Humor e riso na cultura midiática: variações e permanências. São Paulo: Paulinas, 2012. p. 13-48.
  21. SILVA, Francisco Vieira da; BRUNET, Patrícia Diógenes de Melo; MOURA, Thâmara Soares de. Projeto de vida, novo ensino médio e(m) discurso no Twitter. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 4, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/9148/7824. Acesso em: 15 mar. 2023.
  22. SILVA, Monica Ribeiro da; KRAWCZYK, Nora Rut; CALÇADA, Guilherme Eduardo Camilo. Juventudes, ensino médio e itinerários formativos: o que propõem os currículos das redes estaduais. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 49, p. 1-18, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/JFWYthKGr3PzwN7QsqhfMqs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 11 jun. 2024.
  23. SILVA JUNIOR, Alcidesio Oliveira da; MAKNAMARA, Marlécio. #ChegaDeMentiras: novas masculinidades no currículo da publicidade. Textura, Canoas, v. 25, n. 61, p. 29-49, jan./mar. 2023. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7352. Acesso em: 11 jun. 2024.