DISCURSO, HUMOR E RESISTÊNCIA AO NOVO ENSINO MÉDIO NO INSTAGRAM

Autores

  • Francisco Edjânio Rodrigues Ferreira Universidade Federal Rural do Semi-Árido –UFERSA https://orcid.org/0009-0006-2567-3895
  • Francisco Vieira da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido –UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.20-1

Palavras-chave:

Discurso, Humor, Resistência, Novo ensino médio

Resumo

O estudo propõe-se a compreender como o discurso humorístico faz funcionar estratégias de resistência ao novo ensino médio em tiras cômicas publicadas no Instagram. O aparato teórico que norteia a investigação reside prioritariamente nos Estudos Discursivos Foucaultianos. A análise compreende o exame de cinco postagens retiradas do perfil @coletivoeducartum na rede social antes mencionada. Foi possível depreender que o discurso humorístico lança mão de estratégias variadas para engendrar formas de resistência, como o sarcasmo, a ironia, as situações inesperadas e a retomada de enunciados já ditos antes. Essas estratégias permitem entrever que o NEM e a reforma que o instituiu são caracterizados por discursos tido como falaciosos e alheios à realidade educacional brasileira.

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Biografia do Autor

Francisco Edjânio Rodrigues Ferreira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido –UFERSA

Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR). Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semi-Árido pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação ampla entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido –UFERSA

Doutor em Linguística. Docente do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação ampla entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

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Publicado

19.11.2024

Como Citar

FERREIRA, Francisco Edjânio Rodrigues; SILVA, Francisco Vieira da. DISCURSO, HUMOR E RESISTÊNCIA AO NOVO ENSINO MÉDIO NO INSTAGRAM. Communitas, Rio Branco, v. 8, n. 20, p. 4–22, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.20-1. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8024. Acesso em: 15 jul. 2025.

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