OS MANIFESTOS DE 1932 E 1959 E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO
Resumo: O artigo tem como objetivo a análise do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova / Reconstrução Educacional no Brasil – ao povo e ao governo e do Manifesto dos Educadores: Mais uma vez convocados, publicados respectivamente em 1932 e em 1959, além de verificar como o discurso presente nos documentos foi apropriado nos textos das Leis 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional. Buscou-se fazer, inicialmente, uma contextualização histórica dos fatos que antecederam a elaboração dos Manifestos, situando-os no espaço histórico e social a qual foram forjados, para que, posteriormente, fosse feita uma análise sobre seus conteúdos, explicitando suas principais ideias e posicionamentos. Da mesma forma, prosseguiu-se com a análise das Leis, explicando, em um primeiro momento, as etapas de suas elaborações e os fatos que antecederam suas publicações para só então fazer a análise de seus conteúdos, buscando relacioná-los com os Manifestos e identificar alguns pontos de convergência.
Palavras-chave: Manifesto dos pioneiros; Manifesto dos educadores; LDB.
THE MANIFESTS OF 1932 AND 1959 AND THEIR CONTRIBUTIONS TO THE GUIDELINES AND BASIS OF EDUCATION
Abstract: The article aims at an analysis of the Manifesto of the Pioneers of Educação Nova / Educational Reconstruction in Brazil - to the people and the government and to the Educators' Manifesto: Once again convened, published in 1932 and in 1959, besides verifying how the discourse Se Documents approved in the texts of Laws 4,024 of December 20, 1961 and 9,394 of December 20, 1996, which comply with the guidelines and bases of national education. It was tried to do, initially, a historical contextualization of the facts that preceded the elaboration of the Manifestos, situating them in the historical and social space for which they were forged, so that later they were made an analysis on its contents, explaining its main ideas positions. In the same way, it continued with the analysis of the Laws, explaining, in a first moment, how the stages of its elaborations and the facts that preceded its publications to make an analysis of its contents, seeking to relate them with the Manifestos and to identify points of convergence.
Key-Words: Manifesto of the pioneers; Manifesto of educators; LDB.
LOS MANIFESTOS DE 1932 Y 1959 Y SUS CONTRIBUCIONES PARA LAS DIRECTRICES Y BASES DE LA EDUCACIÓN
Resumen: El artículo pretende analizar el Manifiesto de los Pioneros de Educação Nova / Reconstrucción Educativa en Brasil - al pueblo y al gobierno y al Manifiesto de Educadores: Una vez más convocado, publicado en 1932 y en 1959, además de verificar cómo El discurso Se Documentos aprobados en los textos de las Leyes 4.024 de 20 de diciembre de 1961 y 9.394 de 20 de diciembre de 1996, que cumplen con las directrices y bases de la educación nacional. Se intentó inicialmente una contextualización histórica de los hechos que precedieron a la elaboración de los Manifestos, situándolos en el espacio histórico y social para el que fueron forjados, de modo que posteriormente se realizó un análisis de su contenido, explicando su Principales posiciones de ideas. De la misma manera, continuó con el análisis de las Leyes, explicando, en un primer momento, cómo las etapas de sus elaboraciones y los hechos que precedieron a sus publicaciones para hacer un análisis de sus contenidos, tratando de relacionarlos con los Manifestos y Para identificar puntos de convergencia.
Palabras clave: Manifiesto de los pioneros; Manifiesto de educadores; LDB.