O QUE É POBREZA PARA ESTUDANTES DA EFA DE MARILÂNDIA?

Autores

  • Felipe Junior Mauricio Pomuchenq Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo

Palavras-chave:

Pobreza; Desigualdade Social; Educação; Programa Bolsa Família.

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa realizada ao final de um curso de aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, na Universidade Federal do Espírito Santo e possui como objetivo geral apresentar os conceitos de pobreza expressos por estudantes da escola família agrícola de Marilândia, no estado do Espírito Santo, fazendo a ponte destes conhecimentos prévios dos educandos com o campo teórico. A escola recebe entre 30 e 40% de estudantes anualmente vinculados ao Programa Bolsa Família, e identificamos uma tendência em conceituar a pobreza apenas pelo aspecto financeiro, evidenciando a necessidade de se aprofundar os conhecimentos no campo curricular da escola rumo a compreensão da pobreza como um fenômeno multifacetado. Os estudantes pesquisados compreendem a importância do programa Bolsa Família como importante passo para superação das desigualdades sociais e diminuição da pobreza no país, não havendo sinais de preconceitos com o programa.

Referências

ARROYO, Miguel G. Módulo Introdutório: Pobreza, Desigualdades e Educação. Curso de Aperfeiçoamento em educação, Pobreza e Desigualdade Social. Ministério da Educação. 2015.

ARROYO, Miguel G. Módulo IV: Pobreza e Currículo: Uma Complexa Articulação. Curso de Aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social. Ministério da Educação, 2015.

ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 49ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

MALHEIROS, Bruno Taranto. Metodologia da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO PROMOCIONAL DO ESPÍRITO SANTO (MEPES). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). São Gabriel da Palha, 2016.

NOSELLA, Paolo. Educação do Campo: origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória: EDUFES, 2012.

POMUCHENQ, Felipe Junior Mauricio. STACUL, Rosângela. LOCATELLI, Andrea Brandão. O espaço da pobreza no currículo: O caso da Escola Família Agrícola de Marilândia. In: DICKMAN, Ivanio. DNA Educação. São Paulo: Dialogar, 2018, p.8-27.

REGO, Walquiria Leão; PINZANI, Alessandro. Módulo I: Pobreza e Cidadania. Curso de Aperfeiçoamento em educação, Pobreza e Desigualdade Social. Ministério da Educação. 2015.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVA, Lourdes Helena. As Experiências de formação de jovens do campo: alternância ou alternâncias? Viçosa: UFV, 2012.

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

MAURICIO POMUCHENQ, F. J. O QUE É POBREZA PARA ESTUDANTES DA EFA DE MARILÂNDIA?. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 334–342, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4884. Acesso em: 24 out. 2021.

Edição

Seção

Demanda Contínua