Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Demanda Contínua

v. 5 n. 11 (2021): Esperançar a EJA

O QUE É POBREZA PARA ESTUDANTES DA EFA DE MARILÂNDIA?

Enviado
abril 5, 2021
Publicado
2021-09-29

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa realizada ao final de um curso de aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, na Universidade Federal do Espírito Santo e possui como objetivo geral apresentar os conceitos de pobreza expressos por estudantes da escola família agrícola de Marilândia, no estado do Espírito Santo, fazendo a ponte destes conhecimentos prévios dos educandos com o campo teórico. A escola recebe entre 30 e 40% de estudantes anualmente vinculados ao Programa Bolsa Família, e identificamos uma tendência em conceituar a pobreza apenas pelo aspecto financeiro, evidenciando a necessidade de se aprofundar os conhecimentos no campo curricular da escola rumo a compreensão da pobreza como um fenômeno multifacetado. Os estudantes pesquisados compreendem a importância do programa Bolsa Família como importante passo para superação das desigualdades sociais e diminuição da pobreza no país, não havendo sinais de preconceitos com o programa.

Referências

  1. ARROYO, Miguel G. Módulo Introdutório: Pobreza, Desigualdades e Educação. Curso de Aperfeiçoamento em educação, Pobreza e Desigualdade Social. Ministério da Educação. 2015.
  2. ARROYO, Miguel G. Módulo IV: Pobreza e Currículo: Uma Complexa Articulação. Curso de Aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social. Ministério da Educação, 2015.
  3. ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
  4. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 49ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
  5. MALHEIROS, Bruno Taranto. Metodologia da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
  6. MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO PROMOCIONAL DO ESPÍRITO SANTO (MEPES). Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). São Gabriel da Palha, 2016.
  7. NOSELLA, Paolo. Educação do Campo: origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória: EDUFES, 2012.
  8. POMUCHENQ, Felipe Junior Mauricio. STACUL, Rosângela. LOCATELLI, Andrea Brandão. O espaço da pobreza no currículo: O caso da Escola Família Agrícola de Marilândia. In: DICKMAN, Ivanio. DNA Educação. São Paulo: Dialogar, 2018, p.8-27.
  9. REGO, Walquiria Leão; PINZANI, Alessandro. Módulo I: Pobreza e Cidadania. Curso de Aperfeiçoamento em educação, Pobreza e Desigualdade Social. Ministério da Educação. 2015.
  10. SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2010.
  11. SILVA, Lourdes Helena. As Experiências de formação de jovens do campo: alternância ou alternâncias? Viçosa: UFV, 2012.